domingo, 1 de maio de 2016

Políticas e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea 


      Os conceitos de “mudança” e “transformação”, no meu ponto de vista, relacionam-se entre si de uma forma circular, uma vez que a mudança implica uma transformação e esta provoca uma mudança. Entende-se por mudança a modificação de um processo que altera os valores utilizando diferentes formas de inovação e diferentes estratégias. A mudança não pode ser gerida nem controlada devendo ser compreendida, mas pode ser orientada. Já a transformação é provocada através da mudança, já que esta é suportada pela flexibilidade sendo a causa e o efeito da inovação.        Desta forma a transformação permite comunicar a visão de mudança, consolidar os sucessos e produzir mais mudanças, mantendo por base os valores da sociedade contemporânea. Em suma, os conceitos de mudança e transformação, que muitas vezes são utilizados como sinónimos, apresentam-se de forma distinta quanto ao seu significado, no entanto a transformação será sempre uma consequência da mudança.
     As quatro mudanças evidentes da sociedade contemporânea passam por: o desenvolvimento da tecnologia (internet); o processo de globalização; a implementação de políticas ambientais; e multiculturalismo ou pluralismo.
     O desenvolvimento da tecnologia (internet) proporcionou uma nova forma de comunicar, e efetuar as mais diversas pesquisas, sejam estas de âmbito escolar ou pessoal. Atualmente é o meio mais utilizado na comunicação quer entre a população de diferentes faixas etárias e estratos sociais, bem como a nível político e organizacional.
     A mudança no processo de globalização, permitiu a internacionalização de bens e serviços, assim como, uma maior inovação a nível cientifico, económico, social e cultural.
     Por sua vez, o aquecimento global obrigou a mudanças e estratégias na conservação e proteção do planeta. Para tal criou-se políticas ambientais que passam pela utilização de energias renováveis, transformação e materiais com vista a reduzir o impacto ambiental.
    A existência de várias etnias e culturas pode provocar mudanças no conceito de cidadania, criando-se novas formas de integração dos grupos minoritários na sociedade.
     Em relação à internet esta revelou-se uma excelente ferramenta no mundo contemporâneo, pois tornou-se cada vez mais fácil manter-se atualizado sobre variados temas da sociedade em geral, ter notícias a nível global seguindo-as quase ao minuto, os trabalhos de pesquisa ficaram muito mais facilitados, pois com um simples clique somos “bombardeados” com uma mescla de informação, além de que a internet tornou-se importante na proximidade de etnias e culturas, reflexo de multiculturalismo ou pluralismo, bem como permitiu que as pessoas na sua própria casa possam gerir empresas, negócios, estimulando desta forma um tipo de trabalho em rede, sendo isto reflexo de uma verdadeira globalização.
    No que diz respeito à implementação de políticas ambientais produziu um efeito sociológico de preocupação com o ambiente e saúde pública derivado ao tema atual do aquecimento global, isto relacionado com as ações de sensibilização e campanhas governamentais sobre a implementação de políticas ambientais, consciencializando assim a população para a proteção do ambiente.
     Um exemplo de uma mudança social que provocou uma grande alteração no sistema educativo, foi sem dúvida o desenvolvimento das tecnologias da informação que criaram uma nova forma de conhecimento e consequentemente de aprendizagem. Este desenvolvimento permitiu uma “explosão” de conhecimentos e uma mais-valia no processo de aprendizagem como é o caso do e-Learning, (cultura de distância). A tecnologia favoreceu desta forma um sistema educacional para todos, independentemente da idade ou localização geográfica, permitindo um rápido acesso aos mais diversos conteúdos escolares, favorecendo assim uma maior rapidez na troca de informação. A relação entre professor e aluno também sofreu alterações, visto que o professor passa a ser visto de outra maneira deixando de parte a imagem de pessoa autoritária sendo considerado aquele que transmite conhecimento, orientando e motivando os alunos. Mas a Internet pode causar uma dependência extrema no que diz respeito ao campo escolar, pois os jovens perdem a capacidade de desenvolver o pensamento critico.

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