terça-feira, 21 de julho de 2015

Educação e Literacia
O conceito de “literacia” refere-se à capacidade de ler e escrever, estando associado ao conhecimento, à aprendizagem e à educação. Já o termo “literacia científica” refere-se aos objetivos da educação em ciências. É interpretado como a capacidade de ler e escrever. O conceito de literacia científica emergiu aquando da necessidade de criar condições para que os cidadãos pudessem compreender e apoiar projectos em ciência e tecnologia. Estas competências passam a ser desenvolvidas no âmbito da educação em ciências, prioritariamente dirigida a crianças em meio escolar, mas também não esquecendo os adultos, tendo em vista a relevância social e da ciência numa sociedade cada vez mais científica e tecnológica.
 Como em qualquer processo educativo, também as bibliotecas possuem um papel ativo no que se refere à literacia da informação. As bibliotecas têm um papel fundamental para o desenvolvimento da literacia da informação, que de certa forma são um conjunto de competências de aprendizagem e pensamentos críticos fundamentais para obter, avaliar e utilizar a informação de maneira mais eficiente e, facilitando a aptidão dos indivíduos de utilizar uma vasta rede de informação que passa também pela utilização das bibliotecas. A utilização de uma rede bem organizada de informação, como é o caso das bibliotecas, facilita muito a capacidade de obter informação, fazendo-as como fontes de recursos, traduzindo- se de certa forma para um caminho direto para o mundo da informação e relativamente com todo o sistema educativo, tornando assim essencial para o desenvolvimento do ser humano. A biblioteca constitui-se então como uma aula de literacia, onde representa um espaço privilegiado onde, se pode dotar o aluno/ leitor de competências sociais no âmbito da literacia. Os repositórios de informação utilizam um conjunto de critérios de análise de fontes, com o intuito de toda a informação lá contida ser fidedigna, verdadeira e rigorosa, assegurando desta forma, o desenvolvimento da literacia e de formação de leitores. Assim, as bibliotecas (tanto num espaço físico, como num espaço virtual), são responsáveis por desenvolver competências analíticas ao nível das capacidades cognitivas necessárias para a avaliação e utilização da informação em qualquer altura da vida de um indivíduo.
 Os media assumem um papel cada vez mais fulcral na sociedade moderna, moldando e influenciando de certa forma a visão de cada pessoa acerca do mundo.
Relativamente à literacia dos media trata-se de um complemento à literacia tradicional, que tem como objetivo melhorar a democracia e a cidadania ativa, a competitividade e a escolha, em toda a aprendizagem ao longo da vida.
Já a educação para os media, refere-se às competências, conhecimentos, que facultam aos consumidores a utilização dos meios de comunicação mais eficaz e segura, desta feita as pessoas educadas para os media têm competências para fazer escolhas informadas e a capacidade de adquirirem toda a gama de oportunidades oferecidas pelas Tecnologia de Informação e Comunicação, devido ao aparecimento e desenvolvimento de novas tecnologias e plataformas digitais.
Estas pessoas ficam então mais aptas a protegerem-se e a protegerem as suas famílias contra qualquer material nocivo ou atentatório. Desta forma, a educação para os media deverá ser fomentada em todos os sectores da sociedade.
As diferenças entre literacia dos media e educar para os media difere apenas no âmbito em que é obtido a aprendizagem uma vez que a educação para os media é uma educação formal, já a literacia para os media pode ser um aprendizagem informal. De acordo com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a ideia de literacia em relação ao media, foi-se consolidando nos últimos tempos, tal como uma necessidade e um requisito para a vida social e económica. Assim, à medida que as tecnologias da informação e da comunicação convergem, existe sempre o consequente aparecimento de novos problemas e desafios aos cidadãos, nomeadamente na sua compreensão, sendo que existe duas tradições a convergir: literacia dos media e literacia da informação. É necessário referir que a literacia dos media possuem características muito fortes (hipertextualidade, organização, comunicação síncrona…). Assim é muito importante ensinar as crianças, os jovens e até mesmo os adultos a adquirirem uma abordagem mais independente, crítica e responsável para que possam seleccionar toda a informação que lhes interessa, evitando armadilhas e serem seletivos naquilo que pretender assumir como conhecimento. 

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