Educação e Literacia
O
conceito de “literacia” refere-se à capacidade de ler e escrever, estando
associado ao conhecimento, à aprendizagem e à educação. Já o termo “literacia
científica” refere-se aos objetivos da educação em ciências. É interpretado
como a capacidade de ler e escrever. O conceito de literacia científica emergiu
aquando da necessidade de criar condições para que os cidadãos pudessem
compreender e apoiar projectos em ciência e tecnologia. Estas competências
passam a ser desenvolvidas no âmbito da educação em ciências, prioritariamente
dirigida a crianças em meio escolar, mas também não esquecendo os adultos,
tendo em vista a relevância social e da ciência numa sociedade cada vez mais
científica e tecnológica.
Relativamente à
literacia dos media trata-se de um complemento à literacia tradicional, que tem
como objetivo melhorar a democracia e a cidadania ativa, a competitividade e a
escolha, em toda a aprendizagem ao longo da vida.
Já a educação
para os media, refere-se às competências, conhecimentos, que facultam aos
consumidores a utilização dos meios de comunicação mais eficaz e segura, desta
feita as pessoas educadas para os media têm competências para fazer escolhas
informadas e a capacidade de adquirirem toda a gama de oportunidades oferecidas
pelas Tecnologia de Informação e Comunicação, devido ao aparecimento e
desenvolvimento de novas tecnologias e plataformas digitais.
Estas pessoas
ficam então mais aptas a protegerem-se e a protegerem as suas famílias contra
qualquer material nocivo ou atentatório. Desta forma, a educação para os media
deverá ser fomentada em todos os sectores da sociedade.
As diferenças entre
literacia dos media e educar para os media difere apenas no âmbito em que é obtido
a aprendizagem uma vez que a educação para os media é uma educação formal, já a
literacia para os media pode ser um aprendizagem informal. De acordo com a
Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a ideia de literacia em relação
ao media, foi-se consolidando nos últimos tempos, tal como uma necessidade e um
requisito para a vida social e económica. Assim, à medida que as tecnologias da
informação e da comunicação convergem, existe sempre o consequente aparecimento
de novos problemas e desafios aos cidadãos, nomeadamente na sua compreensão,
sendo que existe duas tradições a convergir: literacia dos media e literacia da
informação. É necessário referir que a literacia dos media possuem
características muito fortes (hipertextualidade, organização, comunicação síncrona…).
Assim é muito importante ensinar as crianças, os jovens e até mesmo os adultos
a adquirirem uma abordagem mais independente, crítica e responsável para que
possam seleccionar toda a informação que lhes interessa, evitando armadilhas e
serem seletivos naquilo que pretender assumir como conhecimento.
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