quarta-feira, 22 de julho de 2015

População Sénior 

O envelhecimento da população Portuguesa está a fazer emergir problemas sociais novos, muitos dos quais ainda não visíveis ou tematizados. Nos países mais avançados, actualmente, a esperança de vida é mais elevada, as condições económicas tem vindo a melhorar para um número cada vez maior de idosos, os cuidados de saúde estão mais generalizados, do que estavam
algumas décadas atrás, assim como o acesso à cultura e à educação (Veloso, E. S/D). Na sociedade atual o idoso é avaliado negativamente, onde muitas destas ideias assentam no facto do idoso ser considerado uma pessoa carente, intolerante, marginalizada (processo de degeneração conotado negativamente) e passivo pela ausência de papel produtivo. Em termos gerais, sociais e culturais (em particular nas culturas ocidentais), de uma forma geral, a velhice são associadas a um processo de degradação pois veneram a beleza, a saúde, a destreza física, as condições emocionais e intelectuais e a posse de bens materiais. Esta forma de encarar o processo de envelhecimento e o idoso leva a que se criem expectativas pouco ajustadas sobre o que o idoso pode fazer nesta fase da sua vida.
As Universidades da Terceira Idade (UTI’s) surgiram na década de 70 em França, com o objetivo de proporcionar às pessoas idosas um espaço de partilha de conhecimentos e dinamização regular de atividades sociais e a investigação na área. De uma forma geral, estas universidades têm como principal objectivo criar e dinamizar regularmente atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio preferencialmente para os maiores de 50 anos de idade e sem fins de certificação.
Estas instituições, funcionam fora do sistema escolar concretizando os objetivos da educação não formal sendo a maioria dos professores voluntários tendo, de uma forma geral como objetivos, entre outros: promover, valorizar e integrar o sénior, proporcionar o contacto com a realidade e dinâmica social local, ocupar os tempos livres, evitar o isolamento e a marginalização, contribuir para a prevenção do declínio psicossocial, contribuir para uma nova arte de viver e promover a investigação científica.
Tal como acontece em Velosa, E. (S/d), na minha opinião, a população que mais frequenta estas universidades pertencem a uma classe média-alta, conduzindo por vezes ideia, de que este tipo de instituições são elitistas. Uma outra questão, prende-se no facto, da escolha das disciplinas, que irão ser oferecidas, para que não exista o erro, de os idosos, ficarem como meros espectadores da matéria.
No entanto, sabemos que este tipo de instituições, provocam alegria, ocupação, e  aprendizagem aos idosos que a frequentam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Inclusão social

                        Inclusão social  nclusão social  é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da  vida  em  ...