quinta-feira, 30 de abril de 2015

http://animalucis.com.br/sites/default/files/imagecache/membro_da_equipe/Site_Mural_HC_Agradecimentos_cab.jpg


Gostaria de agradecer a todos os que partilharam, o meu blogue, Madeira Educarte e que em conjunto me ajudaram a partilhar e promover, tudo isto contribuiu para atingir o primeiro “degrau” dos 100 Like´s

Frase do dia 


"É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las"

By: Benito Mussolini

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRuT_HoNSl0_iO2x8dNdo5710bB66zceV2U63qM1cPQ60gDog0zBQ



População Sénior Problemáticas e Perspetivas de Intervenção
http://www.uniaojf-sminfesta-srahora.pt/wp-content/uploads/2013/12/127_agenda_dstq-240x140.jpg
Atualmente em diversas sociedades há um aumento da população envelhecida, em Portugal também se vive esta realidade que está fazendo emergir novas questões e problemas sociais, dos quais muitos problemas ainda continuam sem resposta.
Quando se faz uma entrevista com duas faixas etárias tão diferentes, onde uns se encontram no auge da sua vida e que ainda possuem muito para aprender e viver e outros que por vezes se desvalorizam a si próprios, pensando que já viveram tudo, ou que já aprenderam tudo, o que é um facto é que existem algumas diferenças entre ambos, quer a nível psicológico, maneiras de pensar, viver e estar, quer a nível  físico, como a perda de mobilidade. No entanto, estas ideias podem ser divergentes quando se efectua o paralelismo com os diferentes significados das palavras, idoso, velho e envelhecimento.
Caracteriza-se Idoso cronologicamente, como uma pessoa que está numa faixa etária a partir dos 65 anos de idade. Já o conceito de velho tanto como a palavra em si pode ter vários significados dependendo dos protagonistas que a utilizam, não se referindo apenas a pessoas, mas também  a bens materiais, possuindo sempre um carácter negativo e por vezes psicológico, pois existem velhos mais ativos e dinâmicos que muitos jovens. Por conseguinte, a Velhice, encontra-se mais ligada à psicologia do desenvolvimento como o último estágio da evolução natural da vida.
Nestas entrevistas há sempre uma certa divergência entre estas gerações, os mais novos têm ideias ou pensamentos que às vezes chocam os mais velhos, em contrapartida em alguns casos os mais velhos pensam que não têm nada a aprender com os mais novos, sendo os donos da razão. Sendo assim, podemos concluir que este tema está muito atual, bem como a nível social e cultural está a aumentar o respeito mútuo apesar das pequenas divergências anteriormente descritas os jovens entrevistados mostraram algum cuidado da forma como responderam quando lhe perguntamos acerca dos conceitos de idoso, velho e envelhecimento.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Frase do dia

"Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava de aprender"

By: Charles Dickens
http://ogerente.com.br/rede/carreira/files/2010/08/sucesso-fracasso.jpg
Problemáticas Juvenis  

    Cada vez mais a evolução histórica do conceito juvenil, é importante para se poder compreender, a adolescência e a juventude que tanto no passado, bem como no presente, tem sido alvo de alerta em algumas situações que se desenvolvem, no seio das sociedades atuais, e em diversas áreas.
Relativamente à adolescência, é uma fase da vida em que existe muitas mudanças tanto físicas como psicológicas, e o indivíduo é levado a uma construção, e confusão de identidade o que produz uma perda de certas referências e uma confusão de conceitos que se traduzem na construção da sua personalidade e futuros projetos de vida. Muitas vezes podemos assistir a comportamentos com começo na falta de compreensão por parte familiar e também da sociedade, estes que ignoram alguns sinais de revolta ou pedidos de ajuda de alguns adolescentes que por fim se traduzem em atos de loucura que engloba também a violência.
Podemos definir adolescência como uma fase de crescer e desenvolver bem como a fase de aprendizagem, em relação à juventude podemos definir domo conotação mais sociológica refletindo dados da cultura em que está estabelecida.
Em relação ao enquadramento histórico, sempre existiram adolescentes em todos os países e em diversas culturas, e há muito tempo que existe uma preocupação sobre o tema, a primeira data que há registo data de 423 A.C. em que o tema foi retratado numa comédia de Aristófanes, mais recentemente a adolescência tem sido mais estudada por várias áreas que podem ir da ciência à sociologia, aspetos sociais e culturais, mas tudo isto mais apre fundado nos finais do século XIX e séculos XX e XXI, atualmente a U.E. apoia o investimento e mobilização dos adolescentes com o intuito de melhorar o empreendorismo, a participação cívica e o voluntariado.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Frase do dia 

"Comece de onde você está. Use o que você tiver. Faça o que você puder"

By: Arthur Ashe



Psicologia do  Desenvolvimento

1-O desenvolvimento humano tem sido foco de muitos estudos em várias áreas da psicologia, sendo um processo complexo e de constante evolução no ciclo da vida, com constantes mudanças na estrutura, pensamento e comportamento. Essas mudanças resultam numa reorganização interna, em estádios de desenvolvimento. 
A psicologia do desenvolvimento é a área das ciências humanas que se dedica ao estudo do desenvolvimento humano e em particular ao da criança. Tem como objeto de estudo as etapas do ciclo de vida, o seu desenvolvimento psicológico e biológico, e a interatividade entre o sujeito e o meio que o rodeia.
Quando uma criança nasce chega ao mundo com estruturas que lhe permitem ver, ouvir, saborear, cheirar e sentir o toque, no entanto ainda se apresenta fisicamente imatura e dependente, sendo as suas capacidades cognitivas limitadas.
Nos primeiros meses de vida as crianças apresentam diversos reflexos combinados entre si, desta forma acredita-se que esta atividade reflexa possui um valor adaptativo uma vez que permite a sobrevivência do recém-nascido e à sua adaptação ao meio. Outra fase que acontece nos primeiros anos de vida desenvolve múltiplas capacidades cognitivas resultando da crescente curiosidade pelo meio e pela respetiva necessidade de comunicação. Nesta faze de cognição a criança desenvolve esquemas mentais, tais como a inteligência, a aprendizagem, a memória, a linguagem, os factos e os conceitos.
Um dos primeiros autores a defender o papel ativo do recém-nascido no processo de aprendizagem e no consequente desenvolvimento cognitivo foi Jean Piaget. Piaget, considera que a criança é um ser ativo e criativo na construção e interpretação da realidade e do conhecimento, permitindo uma adaptação cada vez melhor ao ambiente que a rodeia. O desenvolvimento cognitivo (desde o nascimento até aos 18-24 meses) é o estádio sensoriomotor que depende da Inteligência sensório-motora e da perceção e atividade percetiva. Nesta fase, a criança aprende acerca de si própria e do mundo através do desenvolvimento da atividade sensorial e motora, sendo caraterizada por uma inteligência prática aplicada à resolução de problemas, tais como, procurar um brinquedo, atirar um objeto… Esta fase, é então uma inteligência anterior à linguagem e ao pensamento que a potencia (perceção e movimento). A inteligência sensório-motor, através de seu próprio funcionamento, propícia a organização do real ao construir as grandes categorias da ação: os esquemas do objeto permanente, do espaço e do tempo, e da causalidade.
Desta forma o esquema sensório-motor está presente nas três fases de desenvolvimento das formas de evolução cognitiva (nas formas iniciais que são constituídas por estruturas de ritmos; nas formas posteriores que são constituídas por regulações diversas que dependem de esquemas múltiplos; nas formas mais desenvolvidas que abarcam um princípio de reversibilidade, origem das futuras 'operações' do pensamento, mas já presentes no nível sensório-motor).
A existência de um meio com necessidade de ação e interação, provocam nas crianças que nele habitam um desenvolvimento psicossocial. Simultaneamente com a interação com o meio e de forma gradual e progressiva a criança começa a compreender o seu género sexual e o dos outros. O meio em que a criança está envolvida também provoca o desenvolvimento da sua personalidade e o processo de vinculação entre a criança outro individuo que lhe é próximo. O desenvolvimento psicossocial depende de sentimentos de confiança e de desconfiança (do nascimento aos 18 meses) e por crises de autonomia em relação a dúvida e vergonha (dos 18 meses aos 3 anos).
Enquanto educador, gostaria de trabalhar com crianças na faixa etária entre os 0 meses e os 2 anos, porque é a faixa etária correspondente ao período sensoriomotor de Piaget. Nesta faixa etária podemos recorrer a diversos testes com vista a construir a noção de objeto permanente na criança (aos 18 meses), onde por exemplo ao tapar um brinquedo com uma fralda, será de esperar que se a criança adquira a noção de objeto perceba que o objeto foi escondido e não comece a chorar. Verificar se a criança possui capacidades de agarrar e puxar um brinquedo. Estimular a linguagem entre os 10 e 14 meses.
Em suma é de esperar que o desenvolvimento da criança se realize por etapas consecutivas onde em todas elas exista a capacidade de adaptação por parte das mesmas.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Frase e reflexo do dia 

Em pedagogia também é assim

A pressa é inimiga da perfeição. Logo não se pode "sonhar" de noite e executar de dia.
PEDAGOGIA

Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.
O termo pedagogia, do grego antigo paidagogós, era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Outrora, o conceito fazia portanto referência ao escravo que levava as crianças à escola.
Em todo o caso, convém destacar que há autores para os quais a pedagogia não é nenhuma ciência, mas antes um saber ou uma arte.
A pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. A tendência é falar-se em pedagogia geral, relacionada com questões universais e globais da investigação e da ação sobre a educação ou em pedagogias específicas, que têm sistematizado um diferente corpo do conhecimento em função de diversas realidades históricas vividas. Também há que distinguir a pedagogia tradicional da pedagogia contemporânea.
É importante distinguir a pedagogia como sendo a ciência que estuda a educação e a didática como sendo a disciplina ou o conjunto de técnicas que facilitam a aprendizagem. Como tal, pode-se dizer que a didática é apenas uma disciplina dentro da pedagogia.

domingo, 26 de abril de 2015

Frase do dia 

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido"

By: Sir Arthur Lewis
Jogo e Aprendizagem

VIDEOJOGOS 

A visão social construída sobre os videojogos obscurece aspetos muito importantes: a importância do meio ambiente como uma ferramenta básica de aprendizagem as estratégias, as habilidades necessárias para viver em sociedade tecnológica e necessidade de repensar o papel das escolas e dos próprios professores.
Atualmente as crianças possuem à disposição diversas ferramentas interativas, que de certa forma vêm evidenciar o prazer que as crianças têm na utilização de videojogos e a forma como estes incentivam a interação entre as crianças, a discussão sobre as atividades realizadas e de certa forma vêm promover a resolução de problemas. Para esta “era” de crianças, a existência de novas tecnologias, não são de modo algum novas, uma vez que sempre fizeram parte das suas vidas, sendo estas tecnologias encaradas pelas crianças de forma natural. 
Nas atividades de pré-escolar, existem jogos, tais como: puzzle; pintura; descobrir formas geométricas; letras; aprender a contar. Estes jogos infantis, proporcionam às crianças o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e matemático, a interação com outras crianças, o desenvolvimento de cooperação, uma vez que todas as crianças se passam a ajudar mutuamente, devido ao incentivo que o jogo proporciona. De certa forma, este jogo vai motivar as crianças a desenvolver mais as suas capacidades. Em suma, este tipo de brincadeiras, e a aquisição de conceitos matemáticos, como comparação e ordenação de quantidades ou reconhecimento, comparação, representação e transformação de formas geométricas, origina às crianças, a capacidade de resolver soluções concretas do quotidiano.
No âmbito dos jogos do 1º Ciclo, existem atividades, como o compreender dos sistemas do corpo humano, do ciclo de água e reciclagem, existem também diversos jogos de memória e puzzles. Estas atividades fornecem um maior conhecimento sobre o mundo, desenvolvendo o raciocínio lógico e matemático.

Já para as atividades do 2ºCiclo, existe uma base semelhante às do 1º Ciclo, no entanto, o conhecimento é mais aprofundado, no 2º Ciclo, com a existência de jogos de raciocínio, o que possibilita a memória visual e auditiva, formulação e testagem de hipóteses, entre outras.

Luís Pereira 

sábado, 25 de abril de 2015

Frase do dia

"A literatura antecipa sempre a vida. Não a copia, amolda-a aos seus desígnios"

By: Oscar Wilde


Psicopedagogia de Grupos

Aprender a conhecer, consiste num tipo de aprendizagem que foca a aquisição do conhecimento, raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, construindo as suas próprias opiniões e pensamento crítico. Aprender a fazer, baseia-se essencialmente em pôr em prática, os conhecimentos teóricos, e também serve para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida, de modo a que possam tirar as suas próprias conclusões e aventurar-se sozinho pelos domínios do desconhecido. Aprender a viver juntos, é num dos maiores desafios para educadores pois debruçasse sobre atitudes e valores, e onde se aposta na educação como veículo de tolerância e compreensão. Por fim, aprender a ser, depende muito dos outros três, de valores e de atitudes, estando relacionado com o desenvolvimento do individuo para que este seja autónomo, intelectualmente ativo, independente e capaz de comunicar e evoluir permanentemente, consciente e proactivamente na sociedade.

By Luís Pereira

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Frase do dia

"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência"

By Augusto Cury 
Qualidade de vida na terceira idade.

O envelhecimento da população portuguesa deve-se ao contínuo decréscimo da taxa de natalidade, à redução da taxa de mortalidade e ao aumento da esperança média de vida. A velhice é uma etapa normal e natural da vida, existem idosos ativos, saudáveis, independentes e participativos na sociedade. Na sociedade, muitas vezes a população sénior é vista como um fardo para os mais novos, mas o processo de envelhecimento aponta para várias necessidades de atenção em relação à saúde física e psicológica. Uma das maneiras que muitos idosos possuem para continuar a ser ativos é ocupando os seus tempos livres, e de certa forma fazendo exercício físico. A atividade física ajuda a melhorar a força muscular, aumenta os movimentos facilitando a mobilidades que muitas vezes já está perdida, ajuda a caminhar melhor, previne doenças como osteoporose, depressão e diabetes e hipertensão. A atividade física para idosos deve ser feita com regularidade, fazendo parte das suas atividades do dia-a-dia, mas sempre sob a orientação de profissionais da área de educação física devidamente qualificados. Esta atividade também vai ajudar a melhorar a auto estima, confiança e aceitação deste último estágio de desenvolvimento do ser humano, trazendo mais bem-estar a nível geral. E todos estes aspetos fazem com que os idosos se sintam mais ativos e acarinhados pela sociedade onde vivem, permitindo um envelhecimento saudável e digno ás pessoas que muito já contribuíram para uma sociedade atual. Proporcione aos seus idosos um estilo de vida saudável.

Por Luís Pereira
Psicologia do Desenvolvimento

Será o envelhecimento um sinal de incapacidade?

A velhice não constitui um entrave na vida activa das pessoas, sendo que alguns idosos conseguem por vezes ser mais activos, e psicologicamente mais desenvolvidos que alguns adultos, onde por exemplo, aqueles idosos que estudam num determinado curso, quando têm cerca de 80 a 90 anos de idade. Existem idosos que continuam com o passar dos anos ainda saudáveis, activos e produtivos, capazes de interagir nas redes sociais, utilizando a Internet, em detrimento das antigas cartas, que eram o meio que por vezes muitos idosos utilizaram na adolescência. Por isso concluo que todos os idosos têm todo o direito a ser respeitados e a viver com enorme dignidade.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Frase do dia 

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"


By: Nelson Mandela

Conhecimento do Mundo Social e da Vida

O nosso futuro continua ainda uma incógnita, o que fazer o que pensar, como começar? Bem, começar até é fácil mas se for cada um por si nunca mais conseguimos alcançar a meta estipulada que é salvar o planeta por isso temos que mudar. A aplicação de um desenvolvimento sustentável permitirá ao país satisfazer as necessidades da geração, de forma a não comprometer as gerações futuras, com o intuito de utilizar os recursos da terra, preservando desta forma, as espécies e os habitats naturais. Para tal é necessário introduzir em cada país uma política ambiental, económica e social, através da implementação da Agenda 21. Não obstante, o desenvolvimento desta começou a 23 de Dezembro de 1989 com a aprovação das Nações Unidas, embora só tenha sido posta em prática em 1992, sendo um dos principais resultados da conferência ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, identificada como Eco-92, onde foi aprovado um documento que estabelece obrigações, ambientais, aos países lá representados. A introdução destas políticas permitiu uma reflexão sobre o estudo de soluções para os problemas sócio ambientais. Assim, cada país comprometeu-se em desenvolver a sua Agenda 21 tornando possível um maior planeamento das novas políticas ambientais. Desta forma a Agenda 21, permitirá a aplicação de uma política de qualidade provocando uma melhoria continua em vários tópicos, incluindo o Planeamento de Sistema de Sustentabilidade Local com recursos e atribuições de responsabilidades, elaboração de plano de ação, participação pública, revisão, aprovação e divulgação do plano de ação. Desta forma, cabe ao país proceder à Implementação do Plano de Ação que se divide em competências, formação, sensibilização dos recursos energéticos, comunicação e documentação. Verifica-se que é de grande importância caracterizar a Sustentabilidade Local com a aplicação dos seguintes métodos: monitorização do sistema e condições ambientais; aplicação de não conformidades, e como consequência a aplicação de ações corretivas e preventivas; aplicar a prática de auditorias internas, que possam permitir uma revisão dos Sistemas de Sustentabilidade Local, voltando ao princípio de que o país deverá aplicar uma melhoria contínua, estabelecendo uma política de qualidade ambiental. 
Frase do dia 

Devíamos dizer o que é certo e não o que os outros querem ouvir.


Luís Pereira
Educação e Equidade na Sociedade Contemporânea

O papel da educação no pleno desenvolvimento do indivíduo começa quando nascemos e continua pelo trajecto que fazemos passando pela escola, juventude e vida adulta. Serve para contribuir não só para a capacidade do educando desenvolver tarefas no trabalho como também possui uma base sólida de formação numa determinada área. A educação permite conseguir que os indivíduos se integrarem na sociedade em geral com uma presença activa. E falar de educação é também falar de direitos humanos porque permite uma transmissão de conhecimentos, hábitos, comportamentos de vida e padrões culturais.
As políticas educativas que marcam os princípios de igualdade de oportunidades e que coincide com massificação, expansão e democratização dos sistemas educativos com o acesso à Escola para tentar aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados em cada sociedade, que veio a produzir resultados positivos na educação do país.
Actualmente independentemente da idade de um indivíduo, é possível retomar à escola, com vista a procurar melhores soluções para a vida profissional.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Educação e diversidade cultural

O fenómeno de emigração actualmente é o reflexo da grave crise financeira que é sentida a nível mundial, e consequentemente no nosso país.
Segundo o Observatório da Emigração, esta situação acontece mais frequentemente no núcleo de jovens portugueses qualificados, detentores de um curso de formação profissional, ou mesmo licenciados, que acreditam verdadeiramente que no estrangeiro a vida profissional possa ser mais fácil. Uma vez que a qualidade de vida em alguns países de acolhimento dos nossos emigrantes é superior ao nosso país faz com que haja possibilidade de trabalhos noutras áreas profissionais, no entanto em termos financeiros trazem uma vantagem muito maior do que se trabalhassem no seu próprio país (Portugal) na sua área de formação. Hoje em dia a emigração torna-se mais fácil, pois à maior possibilidade e informação na legalização de todo o processo burocrático que possibilita a permanência no país de acolhimento. É oferecido um apoio para as crianças e adultos na habituação à língua do país de acolhimento, que engloba a possibilidade de conhecer e contactar com emigrantes de outros países, permitindo um intercâmbio de ideias e opiniões. Através de órgãos como os consulados existe a possibilidade de comunicar e interagir com pessoas oriundas do mesmo país, que já se encontram emigradas há mais tempo. Muitas vezes os emigrantes acabam por se enraizar com as culturas (gastronomia, musicais, língua, e diversos hábitos do quotidiano) dos países de acolhimento, e quando visitam o país de origem trazem novas culturas e costumes que por vezes acabam por ficar nas zonas de onde são naturais.
Não obstante, existe a possibilidade de serem descriminados pelos habitantes naturais das zonas de acolhimento por estes pensarem que os emigrantes lhes vão tirar o emprego; as regalias, entre outras coisas primordiais para o seu bem-estar no dia-a-dia.
Devido às técnicas de informação que existem actualmente torna-se mais fácil comunicar com a família e amigos, de forma a minimizar as saudades. Pois a televisão a Internet e o telemóvel, constituem uma forma, rápida e eficaz de saber notícias do país de origem e da família em tempo real. Hoje em dia, ao contrário do que aconteceu nos anos 60, existe uma mobilização mais rápida, que engloba transportes aéreos e terrestres mais rápidos e mais acessíveis. 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Frase do dia!

Errar até não é importante.
Importante é admitir os nossos próprios erros.

Luís Pereira
Ética e Educação

O que define o objecto da ética é que o ser humano vive em sociedade, e por isso está sujeito a normas que possibilitam mediar as relações entre indivíduos da sociedade em geral. Assim podemos separar ética de moral, sendo que esta tem um  carácter imediato por fazer parte integrante do quotidiano dos indivíduos e das sociedades, porque está sempre presente no nosso discurso, nos nossos juízos e opiniões, somos formados pelos costumes da sociedade onde vivemos  que nos ensina a respeitar e usar os valores propostos como bons  e também como deveres e obrigações.
No mundo contemporâneo a ética e a moral jamais poderão ser confundidas, desta feita a ética não é dotada de criar a moral. Por sua vez, a moral emite determinados princípios, normas ou regras de comportamento, sendo assim não é a ética que os estabelece numa certa comunidade. A moral baseia-se assim nos valores incutidos na sociedade, por outro lado a ética é mais pessoal e constitui uma reflexão filosófica da moral, ou seja, procura justificar a moral dai o seu objecto ser o guia de acção que conduz a vida humana (bem e mal).

domingo, 19 de abril de 2015



              Frase do dia "As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes."
                                                                                                            Augusto Cury
Cada vez mais a Educação é uma mais valia para o futuro,  as novas tecnologias trazem de certa forma uma educação para todos.






                                        

Inclusão social

                        Inclusão social  nclusão social  é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da  vida  em  ...