4 Conceções teóricas da avaliação
Ao longo dos tempos, a sociedade
procura uma escola mais exigente, onde o significado de ensino aprender a
avaliar tem sofrido mudanças. Assim os currículos escolares e a sua ligação à
avaliação das aprendizagens dos alunos têm um papel fundamental. Aparecem ao
longo do tempo 4 gerações de avaliação.
1 ª Avaliação por mediada
São testes destinados a medir a
inteligência e as aptidões “avaliação era uma questão essencialmente técnica.
Apenas contam os testes para avaliação. Ensinar engloba o transmitir do
conhecimento, e aprender o que lhe foi ensinado. Professor detentor do
conhecimento e aluno passivo.
2ª Avaliação como congruência
entre os objetivos e desempenhos dos alunos. Para alterar o que acontecia na
primeira geração, surge esta que permite formular objetivos comportamentais
verificando os mesmos seriam ou não atingidos pelos alunos. Existe a pedagogia
por objetivos, onde os alunos possuem a obrigação de atingir esses objetivos,
cada um a seu nível. Modo pedagógico do formador.
3ª Avaliação com julgamento
(pouco utilizada)
Existe uma avaliação que deve
induzir e/ou facilitar a tomada de decisões que regulem o ensino aprendizagem.
É pretendido que a recolha de informação vá além dos resultados que os alunos
obtêm nos testes. A avaliação envolve os professores, os pais, os alunos e
todos os intervenientes. São definidos critérios para que se possa apreciar o
mérito e o valor de um dado objetivo de avaliação. Nesta geração o professor
toma decisões como, político-administrativas; institucional e o contexto de
turma. A avaliação formativa é entendida como um meio de regulação. O modelo
baseia-se numa abordagem sistémica, tendo em conta os contextos (escola;
sociedade; turma). O professor tem um papel ainda passivo. Os erros dos alunos
constituem um momento de aprendizagem.
4ª Avaliação como interação
social complexa.
Pretende acabar como erros
cometidos nas gerações anteriores. Mais humanizada, mais situada nos contextos vividos
pelos professores e alunos, mais centrada na regularização e na melhoria das
aprendizagens. Avaliação formativa procurada na melhoria das aprendizagens,
mais do que a sua classificação. Os alunos possuem um papel relevante. Ensino
interativo, regular melhora a aprendizagem do aluno. Interação professor aluno
(ambos têm um papel próprio a desempenhar). Avaliação como um contexto
reflexivo.
http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/Documentos/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20das%20aprendizagens2.png
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