segunda-feira, 15 de junho de 2015


4 Conceções teóricas da avaliação
Ao longo dos tempos, a sociedade procura uma escola mais exigente, onde o significado de ensino aprender a avaliar tem sofrido mudanças. Assim os currículos escolares e a sua ligação à avaliação das aprendizagens dos alunos têm um papel fundamental. Aparecem ao longo do tempo 4 gerações de avaliação.
1 ª Avaliação por mediada
São testes destinados a medir a inteligência e as aptidões “avaliação era uma questão essencialmente técnica. Apenas contam os testes para avaliação. Ensinar engloba o transmitir do conhecimento, e aprender o que lhe foi ensinado. Professor detentor do conhecimento e aluno passivo.
2ª Avaliação como congruência entre os objetivos e desempenhos dos alunos. Para alterar o que acontecia na primeira geração, surge esta que permite formular objetivos comportamentais verificando os mesmos seriam ou não atingidos pelos alunos. Existe a pedagogia por objetivos, onde os alunos possuem a obrigação de atingir esses objetivos, cada um a seu nível. Modo pedagógico do formador.
3ª Avaliação com julgamento (pouco utilizada)
Existe uma avaliação que deve induzir e/ou facilitar a tomada de decisões que regulem o ensino aprendizagem. É pretendido que a recolha de informação vá além dos resultados que os alunos obtêm nos testes. A avaliação envolve os professores, os pais, os alunos e todos os intervenientes. São definidos critérios para que se possa apreciar o mérito e o valor de um dado objetivo de avaliação. Nesta geração o professor toma decisões como, político-administrativas; institucional e o contexto de turma. A avaliação formativa é entendida como um meio de regulação. O modelo baseia-se numa abordagem sistémica, tendo em conta os contextos (escola; sociedade; turma). O professor tem um papel ainda passivo. Os erros dos alunos constituem um momento de aprendizagem.
4ª Avaliação como interação social complexa.
Pretende acabar como erros cometidos nas gerações anteriores. Mais humanizada, mais situada nos contextos vividos pelos professores e alunos, mais centrada na regularização e na melhoria das aprendizagens. Avaliação formativa procurada na melhoria das aprendizagens, mais do que a sua classificação. Os alunos possuem um papel relevante. Ensino interativo, regular melhora a aprendizagem do aluno. Interação professor aluno (ambos têm um papel próprio a desempenhar). Avaliação como um contexto reflexivo.
http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/Documentos/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20das%20aprendizagens2.png

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