terça-feira, 30 de junho de 2015

“O e-formador e os modelos pedagógicos na educação online”
Os ambientes pedagógicos podem ser centrados no conhecimento ou centrados no aprendente. Nesta situação o ambiente pedagógico onde se situa a atividade, é no ambiente centrado no aprendente, ou seja, dá-se importância ao conhecimento prévio, crenças, competências bem como as atitudes que os aprendentes trazem para o cenário educativo. O aluno num cenário destes é que constrói os seus significados, ao passo que o professor age como uma ponte entre o aprendente e os conteúdos, procurando desta forma ajudar o estudante a estabelecer relações entre os seus conhecimentos prévios e as suas tarefas académicas.
A separação física e/ou geográfica entre o estudante e o professor implica que, a aprendizagem se centre no aprendente, desta feita, o estudante assume total responsabilidade pelo seu estudo, pela escolha do ritmo de estudo, e pela seleção de estratégias de acordo com as suas características pessoais e pela gestão do seu tempo.
Para facilitar aprendizagem, esta baseia-se na aprendizagem colaborativa, onde existe interação pessoal e social entre os estudantes.
A aprendizagem colaborativa permite ajudar os estudantes a partilhar objetivos, a conseguir explorar todos os materiais de aprendizagem e atingir níveis de compreensão e conhecimento mais profundos. Os estudantes, neste tipo de aprendizagem, trabalham colaborativamente e cooperativamente em equipas em diversas atividades diferentes: discussão em grupo acerca de um determinado tema, resolução cooperativa de problemas e trabalho de projeto colaborativo. Os conteúdos temáticos podem ser disponibilizados através de leituras, tarefas, estudos de caso e simulações. Este modelo de aprendizagem é útil para desenvolver a interajuda, tais como: o respeito pelos outros, a tolerância e o trabalho em equipa, e não menos importante diminuir o sentimento de isolamento característico do ensino a distância, abrindo de certa forma a possibilidade de apoio mútuo entre os estudantes, quer emocional, quer cognitivo, e proporcionar aos estudantes os benefícios que decorrem da interação para construir um conhecimento comum.
O professor nesta atividade assume um papel de facilitador e moderador, com a responsabilidade de fornecer instrução acerca dos conteúdos de aprendizagem, de clarificar os aspetos específicos da atividade em causa, e fornecer apoio individual ao estudante.
Nesta atividade o professor é gestor dos processos colaborativos de aprendizagem, proporcionando interação entre a comunidade aprendente.
O módulo do curso “O e-formador e os modelos pedagógicos na educação online”, ocorre num Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS - Learning Management System). Este sistema baseia-se em aplicações na web que concentram um conjunto de funcionalidades que permitem criar e gerir um espaço onde os formandos acedem aos conteúdos do curso, interagem com os professores e/ou outros alunos, possuindo imensas vantagens, uma vez que: permite um acesso protegido e gestão de perfil, tanto para os professores como para os alunos; permite armazenar documentos que constituem um recurso para a aprendizagem; permite uma comunicação bastante eficaz entre o professor e o aluno; permite um controlo de atividade de cada utilizador; possuí potencialidades ao nível da automatização da gestão pedagógica, administrativa e, até certo ponto, organizacional.
A atividade proposta para este módulo baseia-se na construção de um poster sobre os modelos pedagógicos na educação online. Neste poster, de caráter individual, deverá constar uma breve introdução; modelos pedagógicos e objetivos, vantagens dos modelos pedagógicos da educação online, estatísticas de comparação sobre a adesão entre os cursos presenciais e os cursos a distância, considerações finais e bibliografia. O poster deverá ter uma dimensão de 90cm de largura, por 120 cm de altura, sendo, que deverá ser exposto e apresentado, na universidade onde os alunos prestam as provas presenciais com o intuito de transparecer a outros alunos as vantagens deste modelo de educação. Neste sentido, seria útil, para os alunos do curso e os que frequentam as universidades, adquirirem maiores conhecimentos sobre esta temática. Este poster também será colocado na página principal do curso, como forma de elucidar os alunos acerca da importância do ensino a distância.
Uma vez que o módulo possui 2 semanas de duração, a primeira semana, será dedicada à leitura de textos de apoio colocados pelo professor, na plataforma, bem como, a análise da matriz a seguir para a execução da atividade. Esta atividade funcionará, num contexto de aprendizagem colaborativa, onde será necessário haver uma ligação entre o aprendente e o professor de modo a serem esclarecidas eventuais dúvidas, assim como, perceber se o aprendente está a realizar a atividade de acordo com os parâmetros e objetivos previamente delineados pelo professor.
Neste sentido, será importante para os estudantes adquirir competências na área da formação em ambiente de e-learning, entre os quais determinar vantagens e desvantagens deste tipo de formação, bem como realizar recolha de dados sobre esta temática. Os alunos também irão desenvolver competências a nível de entreajuda e troca de ideias e opiniões possibilitando também o pensamento crítico e a inovação; através dos fóruns de discussão, mesmo tendo conhecimento da distância geográfica e fuso horário que os separam, uma vez que este curso possui 15 formandos, dos quais 2 estão no Brasil, 3 em Angola, 1 em Timor e os restantes em Portugal Continental.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Inclusão social

                        Inclusão social  nclusão social  é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da  vida  em  ...