“O e-formador e os modelos pedagógicos na
educação online”
Os ambientes pedagógicos podem
ser centrados no conhecimento ou centrados no aprendente. Nesta situação o
ambiente pedagógico onde se situa a atividade, é no ambiente centrado no
aprendente, ou seja, dá-se importância ao conhecimento prévio, crenças,
competências bem como as atitudes que os aprendentes trazem para o cenário
educativo. O aluno num cenário destes é que constrói os seus significados, ao
passo que o professor age como uma ponte entre o aprendente e os conteúdos,
procurando desta forma ajudar o estudante a estabelecer relações entre os seus
conhecimentos prévios e as suas tarefas académicas.
A
separação física e/ou geográfica entre o estudante e o professor implica que, a
aprendizagem se centre no aprendente, desta feita, o estudante assume total
responsabilidade pelo seu estudo, pela escolha do ritmo de estudo, e pela
seleção de estratégias de acordo com as suas características pessoais e pela
gestão do seu tempo.
Para
facilitar aprendizagem, esta baseia-se na aprendizagem colaborativa, onde
existe interação pessoal e social entre os estudantes.
A
aprendizagem colaborativa permite ajudar os estudantes a partilhar objetivos, a
conseguir explorar todos os materiais de aprendizagem e atingir níveis de
compreensão e conhecimento mais profundos. Os estudantes, neste tipo de
aprendizagem, trabalham colaborativamente e cooperativamente em equipas em
diversas atividades diferentes: discussão em grupo acerca de um determinado
tema, resolução cooperativa de problemas e trabalho de projeto colaborativo. Os
conteúdos temáticos podem ser disponibilizados através de leituras, tarefas,
estudos de caso e simulações. Este modelo de aprendizagem é útil para
desenvolver a interajuda, tais como: o respeito pelos outros, a tolerância e o
trabalho em equipa, e não menos importante diminuir o sentimento de isolamento
característico do ensino a distância, abrindo de certa forma a possibilidade de
apoio mútuo entre os estudantes, quer emocional, quer cognitivo, e proporcionar
aos estudantes os benefícios que decorrem da interação para construir um
conhecimento comum.
O
professor nesta atividade assume um papel de facilitador e moderador, com a
responsabilidade de fornecer instrução acerca dos conteúdos de aprendizagem, de
clarificar os aspetos específicos da atividade em causa, e fornecer apoio
individual ao estudante.
Nesta
atividade o professor é gestor dos processos colaborativos de aprendizagem,
proporcionando interação entre a comunidade aprendente.
O
módulo do curso “O e-formador e os modelos pedagógicos na educação online”, ocorre num Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS -
Learning Management System). Este
sistema baseia-se
em aplicações na web que concentram um conjunto de funcionalidades que permitem
criar e gerir um espaço onde os formandos acedem aos conteúdos do curso,
interagem com os professores e/ou outros alunos, possuindo
imensas vantagens, uma vez que: permite um acesso protegido e gestão de perfil,
tanto para os professores como para os alunos; permite armazenar documentos que
constituem um recurso para a aprendizagem; permite uma comunicação bastante
eficaz entre o professor e o aluno; permite um controlo de atividade de cada
utilizador; possuí potencialidades ao nível da automatização da gestão pedagógica,
administrativa e, até certo ponto, organizacional.
A
atividade proposta para este módulo baseia-se na construção de um poster sobre
os modelos pedagógicos na educação online. Neste poster, de caráter individual,
deverá constar uma breve introdução; modelos pedagógicos e objetivos, vantagens
dos modelos pedagógicos da educação online, estatísticas de comparação sobre a
adesão entre os cursos presenciais e os cursos a distância, considerações
finais e bibliografia. O poster deverá ter uma dimensão de 90cm de largura, por
120 cm de altura, sendo, que deverá ser exposto e apresentado, na universidade
onde os alunos prestam as provas presenciais com o intuito de transparecer a
outros alunos as vantagens deste modelo de educação. Neste sentido, seria útil,
para os alunos do curso e os que frequentam as universidades, adquirirem
maiores conhecimentos sobre esta temática. Este poster também será colocado na
página principal do curso, como forma de elucidar os alunos acerca da
importância do ensino a distância.
Uma
vez que o módulo possui 2 semanas de duração, a primeira semana, será dedicada
à leitura de textos de apoio colocados pelo professor, na plataforma, bem como,
a análise da matriz a seguir para a execução da atividade. Esta atividade
funcionará, num contexto de aprendizagem colaborativa, onde será necessário
haver uma ligação entre o aprendente e o professor de modo a serem esclarecidas
eventuais dúvidas, assim como, perceber se o aprendente está a realizar a
atividade de acordo com os parâmetros e objetivos previamente delineados pelo
professor.
Neste
sentido, será importante para os estudantes adquirir competências na área da
formação em ambiente de e-learning, entre os quais determinar vantagens e
desvantagens deste tipo de formação, bem como realizar recolha de dados sobre
esta temática. Os alunos também irão desenvolver competências a nível de
entreajuda e troca de ideias e opiniões possibilitando também o pensamento crítico e
a inovação; através
dos fóruns de discussão, mesmo tendo conhecimento da distância geográfica e
fuso horário que os separam, uma vez que este curso possui 15 formandos, dos quais 2 estão no Brasil, 3 em Angola, 1
em Timor e os restantes em Portugal Continental.
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