Politicas e Problemáticas Educativas
Em
relação à internet esta revelou-se uma excelente ferramenta no mundo
contemporâneo, pois tornou-se cada vez mais fácil manter-se atualizado sobre
variados temas da sociedade em geral, ter notícias a nível global seguindo-as
quase ao minuto, os trabalhos de pesquisa ficaram muito mais facilitados, pois
com um simples clique somos “bombardeados” com uma mescla de informação, além
de que a internet tornou-se importante na proximidade de etnias e culturas,
reflexo de multiculturalismo ou pluralismo, bem como permitiu que as pessoas na
sua própria casa possam gerir empresas, negócios, estimulando desta forma um
tipo de trabalho em rede, sendo isto reflexo de uma verdadeira globalização.
No que diz respeito à implementação de
políticas ambientais produziu um efeito sociológico de preocupação com o
ambiente e saúde pública derivado ao tema atual do aquecimento global, isto relacionado
com as ações de sensibilização e campanhas governamentais sobre a implementação
de políticas ambientais, consciencializando assim a população para a proteção
do ambiente.
Um
exemplo de uma mudança social que provocou uma grande alteração no sistema
educativo, foi sem dúvida o desenvolvimento das tecnologias da informação que
criaram uma nova forma de conhecimento e consequentemente de aprendizagem. Este
desenvolvimento permitiu uma “explosão” de conhecimentos e uma mais-valia no
processo de aprendizagem como é o caso do e-Learning, (cultura de distância). A
tecnologia favoreceu desta forma um sistema educacional para todos,
independentemente da idade ou localização geográfica, permitindo um rápido
acesso aos mais diversos conteúdos escolares, favorecendo assim uma maior
rapidez na troca de informação. A relação entre professor e aluno também sofreu
alterações, visto que o professor passa a ser visto de outra maneira deixando
de parte a imagem de pessoa autoritária sendo considerado aquele que transmite
conhecimento, orientando e motivando os alunos. Mas a Internet pode causar uma
dependência extrema no que diz respeito ao campo escolar, pois os jovens perdem
a capacidade de desenvolver o pensamento critico.
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