Avaliação das Aprendizagens
Os Instrumentos de Avaliação
alternativos permitem fornecer diversas competências aos alunos através de uma avaliação
reguladora da aprendizagem, de auto-reflexão, auto-regulação, de objetivos
sumativo sobretudo com o intuito final de promover a aprendizagem. Como exemplo
de Instrumentos de avaliação alternativos existe o Teste em Duas Fases e o
Relatório Escrito, sendo que ambos permitem aquirir aprendizagem, onde o
professor aparece como mediador e facilitador da informação. Em ambos estes
instrumentos cabe ao professor disponibilizar a informação e apoiar o aluno,
bem como fornecer um conjunto de informação relevante sobre a temática em
estudo. Tanto o Teste em Duas Fases como o Relatório Escrito permitem minimizar
o stress e a angústia em comparação com a avaliação comum, uma vez que no Teste
de Duas Fases, feito em duas fases, onde na primeira o professor corrige o
teste feito fornecendo dados do que pode ser melhorado na segunda fase. Já no
Relatório Escrito, este é corrigido e entregue ao aluno ou grupo de alunos para
o relatório.
No Teste em Duas Fases, a 2ª fase
pode ser realizada fora da sala provocando situações de desigualdade entre os alunos ou possivelmente a perda de
avaliação, caso os alunos não resolvam a segunda fase. No entanto quando bem
aplicado permite aos alunos desenvolver mais competências e aprofundamento. O
Relatório Escrito tem como função descrever uma dada situação ou tarefa
realizada, sempre recorrendo ao apoio do professor, no entanto necessita de um
trabalho complexo e exigente, sendo complicado para alunos com difculdades na Língua
Portuguesa.
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