terça-feira, 16 de junho de 2015

Avaliação das Aprendizagens


Os Instrumentos de Avaliação alternativos permitem fornecer diversas competências aos alunos através de uma avaliação reguladora da aprendizagem, de auto-reflexão, auto-regulação, de objetivos sumativo sobretudo com o intuito final de promover a aprendizagem. Como exemplo de Instrumentos de avaliação alternativos existe o Teste em Duas Fases e o Relatório Escrito, sendo que ambos permitem aquirir aprendizagem, onde o professor aparece como mediador e facilitador da informação. Em ambos estes instrumentos cabe ao professor disponibilizar a informação e apoiar o aluno, bem como fornecer um conjunto de informação relevante sobre a temática em estudo. Tanto o Teste em Duas Fases como o Relatório Escrito permitem minimizar o stress e a angústia em comparação com a avaliação comum, uma vez que no Teste de Duas Fases, feito em duas fases, onde na primeira o professor corrige o teste feito fornecendo dados do que pode ser melhorado na segunda fase. Já no Relatório Escrito, este é corrigido e entregue ao aluno ou grupo de alunos para o relatório.
No Teste em Duas Fases, a 2ª fase pode ser realizada fora da sala provocando situações de desigualdade entre  os alunos ou possivelmente a perda de avaliação, caso os alunos não resolvam a segunda fase. No entanto quando bem aplicado permite aos alunos desenvolver mais competências e aprofundamento. O Relatório Escrito tem como função descrever uma dada situação ou tarefa realizada, sempre recorrendo ao apoio do professor, no entanto necessita de um trabalho complexo e exigente, sendo complicado para alunos com difculdades na Língua Portuguesa. 

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