Educação e Literacias
O
conceito de “literacia” refere-se à capacidade de ler e escrever, estando
associado ao conhecimento, à aprendizagem e à educação. Já o termo “literacia
científica” refere-se aos objetivos da educação em ciências. É interpretado
como a capacidade de ler e escrever. O conceito de literacia científica emergiu
aquando da necessidade de criar condições para que os cidadãos pudessem
compreender e apoiar projectos em ciência e tecnologia. Estas competências
passam a ser desenvolvidas no âmbito da educação em ciências, prioritariamente
dirigida a crianças em meio escolar, mas também não esquecendo os adultos,
tendo em vista a relevância social e da ciência numa sociedade cada vez mais
científica e tecnológica.
Como em qualquer
processo educativo, também as bibliotecas possuem um papel ativo no que se
refere à literacia da informação. As bibliotecas têm um papel fundamental para
o desenvolvimento da literacia da informação, que de certa forma são um
conjunto de competências de aprendizagem e pensamentos críticos fundamentais
para obter, avaliar e utilizar a informação de maneira mais eficiente e,
facilitando a aptidão dos indivíduos de utilizar uma vasta rede de informação
que passa também pela utilização das bibliotecas. A utilização de uma rede bem
organizada de informação, como é o caso das bibliotecas, facilita muito a
capacidade de obter informação, fazendo-as como fontes de recursos, traduzindo-
se de certa forma para um caminho direto para o mundo da informação e relativamente
com todo o sistema educativo, tornando assim essencial para o desenvolvimento
do ser humano. A biblioteca constitui-se então como uma aula de literacia, onde
representa um espaço privilegiado onde, se pode dotar o aluno/ leitor de
competências sociais no âmbito da literacia. Os repositórios de informação
utilizam um conjunto de critérios de análise de fontes, com o intuito de toda a
informação lá contida ser fidedigna, verdadeira e rigorosa, assegurando desta
forma, o desenvolvimento da literacia e de formação de leitores. Assim, as
bibliotecas (tanto num espaço físico, como num espaço virtual), são responsáveis por
desenvolver competências analíticas ao nível das capacidades cognitivas
necessárias para a avaliação e utilização da informação em qualquer altura da
vida de um indivíduo.
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