terça-feira, 9 de junho de 2015

Educação e Literacias


O conceito de “literacia” refere-se à capacidade de ler e escrever, estando associado ao conhecimento, à aprendizagem e à educação. Já o termo “literacia científica” refere-se aos objetivos da educação em ciências. É interpretado como a capacidade de ler e escrever. O conceito de literacia científica emergiu aquando da necessidade de criar condições para que os cidadãos pudessem compreender e apoiar projectos em ciência e tecnologia. Estas competências passam a ser desenvolvidas no âmbito da educação em ciências, prioritariamente dirigida a crianças em meio escolar, mas também não esquecendo os adultos, tendo em vista a relevância social e da ciência numa sociedade cada vez mais científica e tecnológica.
Como em qualquer processo educativo, também as bibliotecas possuem um papel ativo no que se refere à literacia da informação. As bibliotecas têm um papel fundamental para o desenvolvimento da literacia da informação, que de certa forma são um conjunto de competências de aprendizagem e pensamentos críticos fundamentais para obter, avaliar e utilizar a informação de maneira mais eficiente e, facilitando a aptidão dos indivíduos de utilizar uma vasta rede de informação que passa também pela utilização das bibliotecas. A utilização de uma rede bem organizada de informação, como é o caso das bibliotecas, facilita muito a capacidade de obter informação, fazendo-as como fontes de recursos, traduzindo- se de certa forma para um caminho direto para o mundo da informação e relativamente com todo o sistema educativo, tornando assim essencial para o desenvolvimento do ser humano. A biblioteca constitui-se então como uma aula de literacia, onde representa um espaço privilegiado onde, se pode dotar o aluno/ leitor de competências sociais no âmbito da literacia. Os repositórios de informação utilizam um conjunto de critérios de análise de fontes, com o intuito de toda a informação lá contida ser fidedigna, verdadeira e rigorosa, assegurando desta forma, o desenvolvimento da literacia e de formação de leitores. Assim, as bibliotecas (tanto num espaço físico, como num espaço virtual), são responsáveis por desenvolver competências analíticas ao nível das capacidades cognitivas necessárias para a avaliação e utilização da informação em qualquer altura da vida de um indivíduo.

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