sexta-feira, 19 de junho de 2015

Investigação educacional


As etapas do processo de investigação possuem três fases: Rutura (etapas 1, 2 e 3) que consiste em romper com os preconceitos e as falsas evidências que nos dão a ilusão de compreender as coisas; Construção (etapa 3, 4) onde existe uma representação teórica prévia que exprime a lógica que o investigador supõe estar na base do fenómeno. Sem esta construção teórica não haveria experimentação válida; Verificação (etapas 5, 6 e 7) que consiste numa proposição só poderá ser considerada cientifica se poder ser verificada pelos factos.
A 1ª etapa corresponde à pergunta de partida onde esta deverá ser formulada tendo em atenção a clareza, a exequibilidade e a pertinência. Nesta situação a pergunta de partida tem por base saber se seria benéfico se os pais também aprendessem a navegar na internet para poderem acompanhar os filhos?
A 2ª etapa carateriza a exploração onde são efetuadas leituras, selecionados textos, procurados métodos, resumir e comparar os textos entre si e com as entrevistas
No que concerne à 3ª etapa esta pretende verificar a problemática, onde deverá ser feito o balanço das leituras e das entrevistas, estabelecer um quadro teórico e explicar a problemática retida: perante uma relação? natural?, que ocorre livremente, sem qualquer espécie de barreiras? Será que a condição de pais é suficiente para esbater todo e qualquer obstáculo”.
Já a 4ª etapa corresponde à Construção, desta forma será necessário construir as hipóteses e o modelo, precisando: as relações entre os conceitos e as relações entre as hipóteses; construir os conceitos, precisando: as dimensões e os indicadores.
Desta feita, a 5ª etapa corresponde à observação. Nesta, o campo de observação deverá ser delimitado, conceber o instrumento de observação, testar o instrumento de observação e, finalmente proceder à recolha das informações.
A 6ª etapa corresponde à análise das informações: descrever e preparar os dados para a análise; medir as relações entre as variáveis; comparar os resultados esperados com os resultados observados e procurar o significado das diferenças. 
Finalmente, a 7ª etapa e última etapa, corresponde à conclusão, onde é necessário recapitular o procedimento, apresentar os resultados, colocar em evidência os novos conhecimentos e as consequências práticas. 

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