Investigação educacional
As
etapas do processo de investigação possuem três fases: Rutura (etapas 1, 2 e 3)
que consiste em romper com os preconceitos e as falsas evidências que nos dão a
ilusão de compreender as coisas; Construção (etapa 3, 4) onde existe uma
representação teórica prévia que exprime a lógica que o investigador supõe
estar na base do fenómeno. Sem esta construção teórica não haveria
experimentação válida; Verificação (etapas 5, 6 e 7) que consiste numa
proposição só poderá ser considerada cientifica se poder ser verificada pelos
factos.
A 1ª etapa corresponde à pergunta de
partida onde esta deverá ser formulada tendo em atenção a clareza, a
exequibilidade e a pertinência. Nesta situação a pergunta de partida tem por
base saber se seria benéfico se os pais também aprendessem a navegar na
internet para poderem acompanhar os filhos?
A 2ª
etapa carateriza a exploração
onde são efetuadas leituras, selecionados textos, procurados métodos, resumir e
comparar os textos entre si e com as entrevistas
No que concerne à 3ª etapa esta pretende verificar a
problemática, onde deverá ser feito o balanço das leituras e das entrevistas,
estabelecer um quadro teórico e explicar a problemática retida: perante
uma relação? natural?, que ocorre livremente, sem qualquer espécie de
barreiras? Será que a condição de pais é suficiente para esbater todo e
qualquer obstáculo”.
Já
a 4ª etapa corresponde
à Construção, desta forma será necessário construir as hipóteses e o modelo,
precisando: as relações entre os conceitos e as relações entre as hipóteses;
construir os conceitos, precisando: as dimensões e os indicadores.
Desta
feita, a 5ª etapa corresponde à observação.
Nesta, o campo de observação deverá ser delimitado, conceber o instrumento de
observação, testar o instrumento de observação e, finalmente proceder à recolha
das informações.
A 6ª etapa corresponde à análise das informações: descrever e
preparar os dados para a análise; medir as relações entre as variáveis;
comparar os resultados esperados com os resultados observados e procurar o significado
das diferenças.
Finalmente,
a 7ª etapa e última etapa, corresponde à
conclusão,
onde é necessário recapitular o procedimento, apresentar os resultados, colocar
em evidência os novos conhecimentos e as consequências práticas.
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