Educação e Literacia
Em Portugal como
em qualquer outro país a cultura escrita tem grande influência no
desenvolvimento local, proporcionando uma massificação da escola para fazer face
a uma certa carência que as sociedades começam a sentir. Nos finais do século
XIX os países que estavam mais ligados à industrialização tinham grande parte
da população infantil contribuindo para o aumento da taxa de alfabetização,
formando assim uma relação entre a escola e a revolução industrial.
Na origem dos
ciclos de alfabetização e escolarização estariam associados os seguintes
factores: (i) os ciclos económicos do século XVI e a partir do século XVIII;
(ii) a própria revolução industrial, que originaram sociedades mais complexas e
sofisticadas, permitindo de certa forma potenciar a utilização crescente da
escrita, devido a ciclos económicos, políticos e sociais que originam
sociedades mais complexas e sofisticadas.
Desta forma,
existe uma relação direta entre o progresso e o desenvolvimento de uma
sociedade, porque por um lado existe a alfabetização e a escolarização, mas por
outro lado existe a lógica política, na qual se constroem ambas um novo tipo de
estratificações sociais adaptadas à nova civilização mais instruída.
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