quinta-feira, 4 de junho de 2015

Educação e Literacias 


1.A alfabetização designa qualquer tipo de contato com uma forma de cultura escrita, que geralmente ocorre de forma voluntária e esparsa, mas que por vezes, possui níveis de intensidades desiguais. Já a escolarização, compreende o contato estruturado e progressivamente exigente com a cultura escrita, sendo a escolarização aplicada através de instituições (como por exemplo, escolas) construídas para este efeito. A literacia é definida como a capacidade de processar a informação escrita no contexto do dia-a-dia.
Em Portugal entre o século XIX e XX, o termo alfabetização tinha um significado manipulável pelo poder e contra poder político da altura. Ao nível de alfabetização assistiu-se por várias vezes, a manifestos por parte religiosa e social a fim de melhorar todo o processo social e desenvolvimento socioeconómico. Em relação à escolarização, apareceram diversos movimentos anti analfabetismo, com a implementação de várias modalidades de ensino e de avaliação. Apareceu também a construção de um ambiente específico, com o intuito de facilitar todo o processo de aprendizagem o que constituiu um maior desenvolvimento competitivo económico e militar característico dos século XIX e XX. Nesta altura os resultados da escolarização eram um pouco mais exigente no domínio correto da língua dominante, falada e escrita. Verificou-se também que a partir do século XIX as pessoas se alfabetizam não porque queriam, mas porque eram obrigadas, correspondendo a uma passagem do poder de controlo de estratégias de vida que no passado passavam pelas letras, das famílias e do indivíduos, para o Estado.  

Com tudo isto a literacia e a escolarização equivalem-se, sendo que a literacia se nomeia como um processo diferido de avaliação da escolarização. A partir do século XIX as relações entre a escola e o desenvolvimento levaram a uma procura de mão-de-obra qualificada para novas actividades, como por exemplo a indústria, dando origem à escola de massas. Esta expansão de alfabetização originou uma sociedade mais complexa, que potenciou uma gestão política, económica e social. Veio ainda, generalizar, não de uma forma igual, a utilização da linguagem simbólica através da escrita e dos números. Ainda no final do século XIX, foi elaborado o 1º Recenseamento Oficial Português (Censo), com o intuito de avaliar a taxa de alfabetização em Portugal, estando as taxas de alfabetização situadas entre os 22 e os 26%, sendo já no século XX que começa a existir mais algum tipo de alfabetização em Portugal, para que este desenvolvimento fosse concordante com o que se passava no resto da Europa.
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