Avaliação das Aprendizagens
A
evolução das conceções teóricas da avaliação caracteriza-se por quatro
gerações. A 1ª geração possui uma avaliação como uma medida (1ª metade do séc.
XX), onde o exame produz a própria avaliação. Nesta 1ª geração, o eixo
professor/aluno é um modelo pedagógico do ensinar. A 2ª geração descreve a
avaliação como uma congruência entre os objetos e o desempenho dos alunos (anos
50 e 60). Assim, nesta geração, a avaliação é diagnóstica, formativa e sumativa.
Privilegia-se o eixo professor/aluno que constitui o modelo pedagógico do
formar. A função da avaliação é orientar, facilitar, classificar, selecionar e
certificar. Já a 3ª geração baseia-se numa avaliação como um julgamento (anos
70 e 80), onde o modelo pedagógico é fundamentado numa abordagem sistémica. A
avaliação assume um papel central na aprendizagem, através de um processo
integrado no ato pedagógico. Finalmente a 4ª geração, insere-se numa avaliação
como uma interação social complexa (desde a década 90). Constitui-se como um
modelo baseado no construtivismo, onde se privilegia o eixo aluno/saber, sendo
que a função da avaliação tem um caráter reflexivo de modo a compreender para
regular.
De
acordo com a bibliografia e todos os conhecimentos adquiridos nesta unidade
curricular, é necessário e importante afirmar que a avaliação não pode ser
considerada uma simples medição das aprendizagens dos alunos, mas sim como um
meio que ajuda os alunos a atingir metas e a atingir aos objectivos de
aprendizagem, e sobretudo a atingir a aquisição de competências.
Tendo
em conta todo o percurso académico optei por falar sobre a UC do primeiro ano
primeiro semestre, a UC, Os Media na Educação. Esta disciplina necessitou de
muito trabalho extra tanto da minha parte, como da parte do professor, para
apender e compreender o que era pedido. A avaliação desta UC baseou-se numa
congruência entre os objetivos e os desempenhos dos alunos em que o modelo
pedagógico centrou-se no formar. Existiu um percurso centrado nos objetivos e
que recebeu a atenção por parte do professor para que eu não perder-se o foco
da matéria. Esta unidade UC obedeceu à 2º geração de aprendizagem. Os docentes
desta unidade tinham como objectivo que todos os alunos compreendessem a
disciplina, de modo que, a partir dos conhecimentos adquiridos os alunos fossem
avaliados de forma positiva. A avaliação, tal como as restantes UC, era feita
através de uma avaliação contínua, nomeadamente, preparação dos e-fólios (A,B),
e consoante a avaliação dos mesmos um p-fólio. Esta UC foi repetida durantes 3
anos, sendo que considero até à data a disciplina mais difícil que tive. Não
digo isto a nível de matéria, mas sim a nível de eu compreender a disciplina e
toda a matéria estudada e sempre que ia a p-fólio e/ou exame não conseguia
obter os objectivos. Assim de acordo com Pinto e col. (2006), citando Allal
(1986), a existência de erro, nomeadamente a existência sucessivas perdas na
unidade, permitiram adquirir um novo conhecimento, aprender com o que estava
errado e sobretudo adquire capacidade para poder passar na disciplina. Isto
porque de acordo com Pinto e col. (2006) o repetir mais vezes, o criar mais
conhecimento e sobretudo o organizar de toda a matéria provocou um maior
conhecimento.
Desta forma, posso
afirmar que a avaliação não pode ser vista como um fim, mas sim como um meio
para trabalhar e para adquirir mais competências. Os pontos da avaliação passam
por várias fases e têm por base uma planificação com objectivos específicos a
atingir, com meios e instrumentos próprios à sua realização, que visa a
aferição dos conhecimentos e aprendizagens adquiridas ao longo do semestre. A
existência de p-fólios, permitiu avaliar continuamente a aquisição da matéria
em estudo. A avaliação, no processo de aprendizagem, adquire um papel de grande
importância, pois identifica disfunções, pontos fracos e pontos a melhorar,
verifica o alcance dos objectivos definidos, com o intuito de promover a
qualidade do ensino e a melhoria do sistema educativo.
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