sexta-feira, 22 de maio de 2015

Psicologia do Desenvolvimento


Com a evolução da humanidade, cai por terra a ideia primitiva que caracterizava a criança como um ser imperfeito, formando-se então um conceito científico da natureza humana: “ teoria do desenvolvimento humano.
As teorias do desenvolvimento humano assentam numa face moral, institucionalizando certas práticas, como por exemplo a distribuição dos indivíduos em curvas normais, que podem ser chamadas de padrões normais de desenvolvimento. Segundo os autores estas curvas normais de distribuição, são tamanho; peso; desenvolvimento psicomotor; raciocínio abstractorepertório verbal.
A psicologia do desenvolvimento humano, encontra-se associada à ideia de que todo o individuo, passa por várias e consecutivas etapas, cujo seu auge será a idade adulta, não obstante, o desenvolvimento em cada estágio, pode ser influenciado pela psicologia popular e pelo referencial psicossocial de Mosconci.
No século XX, após a institucionalização da Declaração Internacional dos Direitos da Criança, formulou-se os comportamentos atitudes sociais e parentais, adquirindo um carater de lei , onde passaram a ser a regra da sociedade. Também no século XX, a adolescência passa a ser considerada um período de transição para avida adulta, onde esta passa a ser objeto de investigação científica e representação social.
Os autores referem que na década de 1970, a perspetival de Paul Baltes (life-span), teve um impacto na psicologia pois esta passou a incluir a velhice no processo de desenvolvimento humano como uma etapa que envolve não apenas perder, bem como ganhar e conquistar.
Por outro lado, nos dias de hoje a sociedade persiste em fazer transparecer a ideia de que o idoso é um ser decadente, necessitado e dependente.
Foi realizado um estudo com recurso a questionário com vista a obter respostas relativas ao desenvolvimento humano onde o público alvo foram 210 professores da Fundação Educacional do Distrito Federal e Subsecretaria para Assuntos do Idoso, que trabalhavam com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Neste estudo foi utilizado como instrumento um questionário composto por duas partes, uma parte referia-se ao objeto que pesquisa e a outra referia-se levantamento de dados sócio demográficos dos sujeitos.
Relativamente à representação social do desenvolvimento pelos sujeitos do grupo infância os resultados afirmam que elementos “brincadeira” e “sabedoria” são dois grandes eixos organizadores da representação social de desenvolvimento. A criança é inocente e dependente do adulto. Já na adolescência os elementos centrais continuam a ser a “brincadeira” e “sabedoria”, no entanto existe o aparecimento de um novo elemento “família”. Ocorre nesta fase a transformação do corpo, crises existenciais, e sexualidade. Os adultos mantêm os elementos dos adolescentes retendo o processo de desenvolvimento da emancipação da adolescência constitui um período de transição e preparação para um futuro próximo da velhice. No grupo da velhice mantém-se a “sabedoria” a “brincadeira” e a “família, mas é a acrescentado o “trabalho. Os próprios idosos fazem uma auto negação de sabedoria e desenvolvimento da aprendizagem.

Conclusão
Existência de estágios, que evoluem de forma progressiva, passa para uma complexidade até á vida adulta.
Negação no estágio de vida, no caso dos idosos devido à imagem que os outros têm de si.
Comparação da dependência das crianças com a dependência dos idosos, em relação aos adultos.

A fase adulta constitui o ponto óptimo do desenvolvimento humano. 
https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=%2Furl%3Fsa%3Di%26rct%3Dj%26q%3D%26esrc%3Ds%26source%3Dimages%26cd%3D%26cad%3Drja%26uact%3D8%26ved%3D0CAcQjRw%26url%3Dhttp%253A%252F%252Fencontrocomapsicologia.blogspot.com%252F%26ei%3DwdFeVbbdEYqO7AaPi4CACw%26bvm%3Dbv.93990622%2Cd.ZGU%26psig%3DAFQjCNE3y5oUk64MP2bdBOqdIWTTNa8p6A%26ust%3D1432363830876453&ei=wdFeVbbdEYqO7AaPi4CACw&bvm=bv.93990622,d.ZGU&psig=AFQjCNE3y5oUk64MP2bdBOqdIWTTNa8p6A&ust=1432363830876453

Sem comentários:

Enviar um comentário

Inclusão social

                        Inclusão social  nclusão social  é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da  vida  em  ...