domingo, 3 de maio de 2015


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    As causas que justificam a crescente heterogeneidade dos alunos no nosso país são várias, culturais, económicas, étnicas, sociais e até políticas, e podem ser consideradas individuais ou em conjunto, estes fatores dificultam a ação do professor e em alguns casos impedem um bom clima entre professor e alunos e consequentemente o bom processo de ensino. Onde se encontram maiores desvios são nomeadamente nos alunos de grupos sociais mais carentes, no entanto também pode acontecer nos mais favorecidos. Tem de partir do professor, saber ser capaz de tirar partido e saber viver a situação, mesmo tendo de viver com elementos contraditórios.
As estratégias que os docentes utilizam para adequar a aprendizagem a alunos com características diferentes numa aula expositiva, dividem-se em várias partes: planificar as exposições de maneira a que os conteúdos sejam lógicos e significativos, surgindo daí quatro tarefas de planificação de maior importância, em primeiro lugar escolher os objetivos e conteúdos, em segundo lugar determinar o conhecimento prévio dos alunos, em terceiro lugar escolher organizadores prévios, eficazes e apropriados, e finalmente planear a utilização do tempo e do espaço.
As estruturas cognitivas, e estruturas de aprendizagem, servem para que haja uma ligação entre o que os alunos já sabem, com a nova matéria, ou as opiniões que os alunos já têm sobre um novo tema.
Também um dos importantes fatores durante a planificação de uma apresentação é o desenvolvimento intelectual dos alunos, porque em todas as turmas os professores vão encontrar alunos que têm conhecimentos diferentes entre si, e também alunos que vão estar desatentos em algumas disciplinas, assim sendo, os professores têm que fazer uma avaliação correta da compreensão dos alunos.
Contudo, os professores devem aprender a utilizar técnicas para aceder ao conhecimento sobre as necessidades dos seus alunos, passando por monitorizar e verificar a compreensão e o desenvolvimento dos alunos, na parte final de uma aula expositiva, o que permite ao professor verificar se os alunos compreenderam os novos temas abordados e raciocínio de novas ideias.
Simultaneamente à vontade de transmitir conhecimento, o entusiasmo fornecido na exposição da temática da aula deverá ser uma realidade, cada vez mais os professores esforçam-se para conseguir encadear a importância do entusiasmo para influenciar a aprendizagem dos alunos e conduzir necessariamente à aquisição de informações importantes pelos alunos.
Outro passo, passa por verificar a compreensão, durante as exposições permite aos professores perceberem se os alunos estão a conseguir alcançar os objetivos propostos, relativamente às novas ideias. Os professores testam os conhecimentos dos alunos fazendo perguntas sobre a matéria que acabou de ser exposta, e assim conseguem perceber, se os alunos estão no caminho certo.
É importante desenvolver o raciocínio dos alunos, que passa por os professores colocarem os alunos a discutir a informação da antiga e nova informação na sala de aula, este processo faz com que os alunos consigam acumular informação nova, seguindo o rasto da antiga, construindo estruturas de conhecimento cada vez mais complexas, consolidando assim uma boa base de conhecimento.

Desta forma, os professores ficam responsabilizados por desenvolver novas competências, aplicando diversas atividades de carácter lúdico, possibilitando a integração dos diferentes tipos de alunos, independentemente dos seus extratos sociais e/ou desenvolvimento intelectual, de forma a tornar a turma o mais homogénea possível.

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