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As causas que justificam a crescente
heterogeneidade dos alunos no nosso país são várias, culturais, económicas,
étnicas, sociais e até políticas, e podem ser consideradas individuais ou em
conjunto, estes fatores dificultam a ação do professor e em alguns casos impedem
um bom clima entre professor e alunos e consequentemente o bom processo de
ensino. Onde se encontram maiores desvios são nomeadamente nos alunos de grupos
sociais mais carentes, no entanto também pode acontecer nos mais favorecidos.
Tem de partir do professor, saber ser capaz de tirar partido e saber viver a
situação, mesmo tendo de viver com elementos contraditórios.
As estratégias que os docentes utilizam
para adequar a aprendizagem a alunos com características diferentes numa aula
expositiva, dividem-se em várias partes: planificar as exposições de maneira a
que os conteúdos sejam lógicos e significativos, surgindo daí quatro tarefas de
planificação de maior importância, em primeiro lugar escolher os objetivos e
conteúdos, em segundo lugar determinar o conhecimento prévio dos alunos, em
terceiro lugar escolher organizadores prévios, eficazes e apropriados, e
finalmente planear a utilização do tempo e do espaço.
As estruturas cognitivas, e estruturas
de aprendizagem, servem para que haja uma ligação entre o que os alunos já sabem,
com a nova matéria, ou as opiniões que os alunos já têm sobre um novo tema.
Também um dos importantes fatores
durante a planificação de uma apresentação é o desenvolvimento intelectual dos
alunos, porque em todas as turmas os professores vão encontrar alunos que têm
conhecimentos diferentes entre si, e também alunos que vão estar desatentos em
algumas disciplinas, assim sendo, os professores têm que fazer uma avaliação
correta da compreensão dos alunos.
Contudo, os professores devem aprender a
utilizar técnicas para aceder ao conhecimento sobre as necessidades dos seus
alunos, passando por monitorizar e verificar a compreensão e o desenvolvimento
dos alunos, na parte final de uma aula expositiva, o que permite ao professor
verificar se os alunos compreenderam os novos temas abordados e raciocínio de
novas ideias.
Simultaneamente à vontade de transmitir
conhecimento, o entusiasmo fornecido na exposição da temática da aula deverá
ser uma realidade, cada vez mais os professores esforçam-se para conseguir
encadear a importância do entusiasmo para influenciar a aprendizagem dos alunos
e conduzir necessariamente à aquisição de informações importantes pelos alunos.
Outro passo, passa por verificar a
compreensão, durante as exposições permite aos professores perceberem se os
alunos estão a conseguir alcançar os objetivos propostos, relativamente às
novas ideias. Os professores testam os conhecimentos dos alunos fazendo
perguntas sobre a matéria que acabou de ser exposta, e assim conseguem perceber,
se os alunos estão no caminho certo.
É importante desenvolver o raciocínio
dos alunos, que passa por os professores colocarem os alunos a discutir a
informação da antiga e nova informação na sala de aula, este processo faz com que
os alunos consigam acumular informação nova, seguindo o rasto da antiga,
construindo estruturas de conhecimento cada vez mais complexas, consolidando
assim uma boa base de conhecimento.
Desta forma, os professores ficam
responsabilizados por desenvolver novas competências, aplicando diversas
atividades de carácter lúdico, possibilitando a integração dos diferentes tipos
de alunos, independentemente dos seus extratos sociais e/ou desenvolvimento intelectual,
de forma a tornar a turma o mais homogénea possível.
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