Papel da Psicologia do Desenvolvimento na
Educação
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A
psicologia do desenvolvimento é a ciência que estuda a forma como nos
desenvolvemos ao longo da vida, centrando-se nas mudanças qualitativas e
quantitativas presentes ao longo de todo s os estágios. Desta forma tornasse importante
estudar o comportamento e os processos mentais que vão mudando ao longo da
vida. Existem fatores que influenciam as várias fases do crescimento e do
desenvolvimento humano que são, físicos, biológicos, cognitivos, afetivos e
sociais.A
psicologia do desenvolvimento tem por base o estudo da forma como nos
desenvolvemos ao longo da vida e analisa as mudanças qualitativas e quantitativas
presentes ao longo da mesma. Desta feita, é de grande importância estudar e
sobretudo compreender a forma como o comportamento e os processos se alteram ao
longo da vida. Como exemplo, existem os fatores físicos, biológicos,
cognitivos, afetivos e sociais, que são capazes de influenciam as várias fases
do crescimento e do desenvolvimento, que sofrem do tempo de vida de todo o processo de desenvolvimento, ou
seja, ao longo de toda a vida, ou seja o desenvolvimento, não ocorre apenas na
idade juvenil, não é estático1. Assim sendo, a psicologia do
desenvolvimento atua na área de conhecimento onde de acordo com Piaget, a
construção do desenvolvimento mental ocorre através do meio, e todo o
conhecimento se inicia com um ponto anterior, ou seja, é a interação com o meio
que permite construir um conhecimento levando em consideração todo o
conhecimento anterior adquirido. Para Piaget qualquer indivíduo aprende com a
interação com o outro, destacando a interação entre parceiros e a maturação,
pois é diante da interação que o indivíduo desenvolve a sua inteligência e se
apropria de conhecimentos de sua herança social, ou seja, de acordo com o meio
em que vive desenvolve novas perceções e interage aprendendo. No episódio de
interação entre crianças, há um confronto e perspetivas de desordem na
resolução de um problema. Ou seja, este conflito implica em um processo de
reorganização cognitiva do indivíduo. Para o psicólogo Lev Semenovitch Vygotsky, a cultura
é um elemento constituinte do desenvolvimento do ser humano, ou seja, o seu
desenvolvimento se relaciona ao meio e a interação da cultura que vivencia, o
mesmo atribui a interação social como um papel constitutivo para construir
conhecimentos superiores, assim uma criança que não possui interação com
estruturas cognitivas mais exigentes dificilmente irá desenvolver tais
habilidades.
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