segunda-feira, 18 de maio de 2015

Papel da Psicologia do Desenvolvimento na Educação
http://www.grupoa.com.br/uploads/imagensTitulo/20110831030926_SANTROCK_Psicologia_Educacional_3ed.gif
A psicologia do desenvolvimento é a ciência que estuda a forma como nos desenvolvemos ao longo da vida, centrando-se nas mudanças qualitativas e quantitativas presentes ao longo de todo s os estágios. Desta forma tornasse importante estudar o comportamento e os processos mentais que vão mudando ao longo da vida. Existem fatores que influenciam as várias fases do crescimento e do desenvolvimento humano que são, físicos, biológicos, cognitivos, afetivos e sociais.A psicologia do desenvolvimento tem por base o estudo da forma como nos desenvolvemos ao longo da vida e analisa as mudanças qualitativas e quantitativas presentes ao longo da mesma. Desta feita, é de grande importância estudar e sobretudo compreender a forma como o comportamento e os processos se alteram ao longo da vida. Como exemplo, existem os fatores físicos, biológicos, cognitivos, afetivos e sociais, que são capazes de influenciam as várias fases do crescimento e do desenvolvimento, que sofrem do tempo de vida de todo o processo de desenvolvimento, ou seja, ao longo de toda a vida, ou seja o desenvolvimento, não ocorre apenas na idade juvenil, não é estático1. Assim sendo, a psicologia do desenvolvimento atua na área de conhecimento onde de acordo com Piaget, a construção do desenvolvimento mental ocorre através do meio, e todo o conhecimento se inicia com um ponto anterior, ou seja, é a interação com o meio que permite construir um conhecimento levando em consideração todo o conhecimento anterior adquirido. Para Piaget qualquer indivíduo aprende com a interação com o outro, destacando a interação entre parceiros e a maturação, pois é diante da interação que o indivíduo desenvolve a sua inteligência e se apropria de conhecimentos de sua herança social, ou seja, de acordo com o meio em que vive desenvolve novas perceções e interage aprendendo. No episódio de interação entre crianças, há um confronto e perspetivas de desordem na resolução de um problema. Ou seja, este conflito implica em um processo de reorganização cognitiva do indivíduo. Para o psicólogo Lev Semenovitch Vygotsky, a cultura é um elemento constituinte do desenvolvimento do ser humano, ou seja, o seu desenvolvimento se relaciona ao meio e a interação da cultura que vivencia, o mesmo atribui a interação social como um papel constitutivo para construir conhecimentos superiores, assim uma criança que não possui interação com estruturas cognitivas mais exigentes dificilmente irá desenvolver tais habilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Inclusão social

                        Inclusão social  nclusão social  é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da  vida  em  ...