segunda-feira, 4 de maio de 2015

Educação e Internet 
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De acordo com Monteiro et al. (2012), a educação online, possuí inúmeras vantagens e desvantagens, que de certa forma irão depender da capacidade e ótica de utilizador deste tipo de ensino.
As teorias construtivistas, afirmam que o estudante deverá ser um sujeito ativo, onde a aprendizagem é recebida através do exterior, ou seja através de outra pessoa, sendo que a interpretação deverá ser individual, produzindo desta forma conhecimento. Em ambientes online, os estudantes deverão experimentar toda a informação, como forma de construir conhecimento, ou seja, o conhecimento é adquirido através de aprendizagem colaborativa e cooperativa. Segundo esta teoria o estudante é considerado o centro da aprendizagem que ocorre num determinado contexto, onde existe um instrutor, cujo objetivo será o de guiar os estudantes.
A aprendizagem em ambientes online, decorre através de 4 etapas: (1) Preparação; (2) Atividades; (3)Interação; (4) Transferência. A preparação compreende os pré-requisitos de uma aprendizagem, bem como a organização da aprendizagem; as atividades, correspondem a registos diários, pesquisa, aplicação, e a prática; a interação, corresponde a ligações entre estudante-interface, estudante-estudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, e finalmente a transferência, corresponde à aplicação de conhecimentos da vida real.
De acordo com a opinião dos professores da Universidade Aberta, a educação à distância atualmente conquista alguns pontos favoráveis, como uma maior organização, a riqueza e variedade dos meios multimédia, o reforço dado aos estudantes após as aulas, a preparação antes das aulas, a intervenção do docente na aprendizagem dos alunos, bem como a forma de resolução de todos os problemas, o estudante é que gere a sua própria aprendizagem, no entanto existem diversas desvantagens, tais como, as dificuldades de adaptação e técnicas, a dificuldade de gestão do tempo (tanto para os docentes, como para os estudantes), e a dificuldade de adaptação a este tipo de ensino.
Na minha opinião, o estudante online é retratado da forma como Monteiro et al. (2012) o descreve, no entanto, acho que para este tipo de ensino ainda existe algum preconceito sobre 

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