Educação e Equidade na Sociedade
Contemporânea
A sociedade está em crise, e um dos
factores que tem contribuído para a
erosão da capacidade socializadora é o défice de socialização entre os seres
humanos. Este flagelo leva as pessoas a uma solidão permanente, a um aumento do
número de depressões, suicídios, gastos com saúde, e consequentemente aumentos
das despesas do estado.
Esta situação é evidente nos nossos
estabelecimentos de ensino, repercutindo-se assim na qualidade de ensino, pois
um dos factores de sucesso do mesmo é a comunicação, desta forma é importante dar liberdade ao
aluno de pensar e exteriorizar, o seu conhecimento através da socialização,
estabelecendo assim um intercâmbio saudável entre professor e aluno e
vice-versa. No entanto a perda de prestígio dos professores, a rigidez dos
sistemas educativos, o aparecimento dos mass-media, a rapidez de criação de
conhecimentos, provocaram uma deterioração do professor como agente de
socialização e consequentemente uma desvalorização da instituição escolar (J.
C. Tedesco, 1999).
Verifica-se também a existência de uma
crise no que concerne ao modelo educativo tradicional, onde uma grande
exigência qualitativa se une a uma pequena quantidade de indivíduos capazes de
ter acesso ao ensino.
Outra das falhas é a falta de
socialização/comunicação entre secretarias de educação e as escolas levando
desta forma à erosão da capacidade socializadora. Para promover e reforçar uma
educação para cidadania as instituições escolares deverão adoptar estratégias
com vista a transformar e a melhorar o sistema educativo que deverá contribuir
para a produção de conhecimento, para a responsabilização, e para o
desenvolvimento da identidade dos sujeitos.
Com a cidadania activa há um aumento de
sentimento de pertença por parte dos indivíduos e de grupos de sociedade em que
estão incluídos dependendo da educação para um desenvolvimento sustentável.
Assim a educação para a cidadania deverá apelar às
pessoas (estudantes, jovens, adultos, idosos…) a cumprir os direitos e deveres
da sociedade, contribuindo para uma verdadeira cidadania, uma cidadania activa.
Para tal, deverão ser inseridas outras disciplinas lectivas na escola
(disciplina de Cidadania; disciplina de Ética e Conduta; Educação Cívica);
estimular os alunos a realizarem trabalhos que apelem à cidadania, bem como,
realizar trabalhos práticos de intercâmbio com diferentes pessoas da sociedade.
Os alunos deverão reflectir sobre o que está bem e o que está mal, o que é
certo e o que é errado, fazendo com que eles próprios cheguem à solução do
problema num clima de partilha entre alunos e professores; fazer os alunos
sentirem que têm direitos, mas também deveres, sendo os deveres tão importantes
como os direitos; enfim passar a mensagem de que é importante a Liberdade, a
Igualdade, a Paz, a Fraternidade e a Harmonia na sociedade contemporânea,
garantindo uma sociedade mais justa e participativa por parte de todos os seres
humanos, sem qualquer exclusão, sejam eles ricos ou pobres. Desta forma a
escola deverá incutir a participação activa dos indivíduos na política e na
sociedade; identificar a própria cultura e conhecer / respeitar todos os
indivíduos ou grupos de indivíduos.http://www.educacao.cc/wp-content/uploads/2013/04/equidade-igualdade.jpg
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