sexta-feira, 29 de maio de 2015

Educação e Equidade na Sociedade Contemporânea


    A sociedade está em crise, e um dos factores que tem contribuído para  a erosão da capacidade socializadora é o défice de socialização entre os seres humanos. Este flagelo leva as pessoas a uma solidão permanente, a um aumento do número de depressões, suicídios, gastos com saúde, e consequentemente aumentos das despesas do estado.
Esta situação é evidente nos nossos estabelecimentos de ensino, repercutindo-se assim na qualidade de ensino, pois um dos factores de sucesso do mesmo é a comunicação,  desta forma é importante dar liberdade ao aluno de pensar e exteriorizar, o seu conhecimento através da socialização, estabelecendo assim um intercâmbio saudável entre professor e aluno e vice-versa. No entanto a perda de prestígio dos professores, a rigidez dos sistemas educativos, o aparecimento dos mass-media, a rapidez de criação de conhecimentos, provocaram uma deterioração do professor como agente de socialização e consequentemente uma desvalorização da instituição escolar (J. C. Tedesco, 1999).
Verifica-se também a existência de uma crise no que concerne ao modelo educativo tradicional, onde uma grande exigência qualitativa se une a uma pequena quantidade de indivíduos capazes de ter acesso ao ensino.
Outra das falhas é a falta de socialização/comunicação entre secretarias de educação e as escolas levando desta forma à erosão da capacidade socializadora. Para promover e reforçar uma educação para cidadania as instituições escolares deverão adoptar estratégias com vista a transformar e a melhorar o sistema educativo que deverá contribuir para a produção de conhecimento, para a responsabilização, e para o desenvolvimento da identidade dos sujeitos.
Com a cidadania activa há um aumento de sentimento de pertença por parte dos indivíduos e de grupos de sociedade em que estão incluídos dependendo da educação para um desenvolvimento sustentável.
Assim a educação para a cidadania deverá apelar às pessoas (estudantes, jovens, adultos, idosos…) a cumprir os direitos e deveres da sociedade, contribuindo para uma verdadeira cidadania, uma cidadania activa. Para tal, deverão ser inseridas outras disciplinas lectivas na escola (disciplina de Cidadania; disciplina de Ética e Conduta; Educação Cívica); estimular os alunos a realizarem trabalhos que apelem à cidadania, bem como, realizar trabalhos práticos de intercâmbio com diferentes pessoas da sociedade. Os alunos deverão reflectir sobre o que está bem e o que está mal, o que é certo e o que é errado, fazendo com que eles próprios cheguem à solução do problema num clima de partilha entre alunos e professores; fazer os alunos sentirem que têm direitos, mas também deveres, sendo os deveres tão importantes como os direitos; enfim passar a mensagem de que é importante a Liberdade, a Igualdade, a Paz, a Fraternidade e a Harmonia na sociedade contemporânea, garantindo uma sociedade mais justa e participativa por parte de todos os seres humanos, sem qualquer exclusão, sejam eles ricos ou pobres. Desta forma a escola deverá incutir a participação activa dos indivíduos na política e na sociedade; identificar a própria cultura e conhecer / respeitar todos os indivíduos ou grupos de indivíduos.
http://www.educacao.cc/wp-content/uploads/2013/04/equidade-igualdade.jpg

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