sábado, 9 de maio de 2015

Problemáticas Juvenis
A adolescência passa por várias fases com diferentes características quase sempre com o apoio dos pais e que se traduz num processo de evolução de três estados de maturação, estados estes, orgânico, social e psicológico, onde existe uma aquisição de diversas competências estimulando o desenvolvimento, sendo um processo de transição de criança a adulto. É na adolescência que cada indivíduo descobre e por conseguinte define a sua identidade, através do aparecimento de uma crise de valores adquiridos na infância, que se traduzem e se assimilam numa nova estrutura mais moderna. É nesta fase que ocorre o conflito entre a imaturidade e a maturidade, constituindo desta forma a chamada época de transição. Desta forma a adolescência corresponde a um período no qual a criança é capaz de se tornar adulta, com o desenvolvimento da sua personalidade que é moldada com as aprendizagens da sua cultura e ensinamentos dos familiares. Ao conjunto de características e valores que o indivíduo vai adquirir para se afirmar, e para que seja conhecido socialmente, constitui a identidade. Desta feita, a identidade desempenha uma função simultaneamente psicológica e social, sendo que o processo de criação de identidade, necessita de um conjunto de tarefas, tais como, definição do papel sexual, escolha de uma profissão ou de uma carreira e uma diversidade de desempenho de papéis, com o intuito do adolescente se reconhecer no presente, passado e futuro, através de um fenómeno interpessoal, na convivência com os outros. Para a aquisição da identidade, o adolescente passa muitas vezes por um período de confusão extrema, devido à sobreposição de imagens sobre si próprio, o que implica a integração dos diferentes papéis que desempenha, a continuidade de si próprio ao longo do tempo. Apesar de todas as mudanças físicas, sociais, o indivíduo percebe-se que é o mesmo, e também possui a ideia sobre o que os outros possuem de si, provocando um período de confusão, que se mantém até que todo processo de criação de identidade fique completo. Toda esta confusão até à consequente criação de identidade corresponde em grande parte ao desenvolvimento da estrutura física, que constitui a etapa mais visível, onde existe o desenvolvimento dos órgãos sexuais, onde estas mudanças podem influenciar as estruturas cognitivas, emocionais e sociais do adolescente. Os adolescentes apresentam diferentes maturações cognitivas, já que uns possuem uma maior maturação a nível social, sendo o seu desenvolvimento cognitivo a nível académico mais baixo, e outros possuem outro tipo de maturação mais académica, sendo o seu desenvolvimento social mais baixo.
Uma vez que os adolescentes passam grande parte do seu dia na escola, e a maior interação com outros adolescentes também acontece na mesma, cabe às instituições escolares, fomentar as relações intergrupais; apelar aos trabalhos académicos em grupos; promover a interação professor-aluno, e aluno-professor, ajudar na resolução de conflitos; evitar a exclusão social; criar uma associação de pais para que haja maior proximidade entre os pais dos adolescentes e a comunidade educativa; estabelecer mediadores para a resolução de conflitos.
Desta feita, podemos verificar que cada vez mais o papel dos pais e escola é fundamental do ponto de vista social, educativo e de identidade do adolescente, pois a interação é um pilar para a construção da identidade pessoal, da reestruturação de um conjunto de comportamentos, pensamentos, valores e objetivos pessoais.
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