Problemáticas Juvenis
A adolescência passa por várias fases
com diferentes características quase sempre com o apoio dos pais e que se
traduz num processo de evolução de três estados de maturação, estados estes,
orgânico, social e psicológico, onde existe uma aquisição de diversas
competências estimulando o desenvolvimento, sendo um processo de transição de
criança a adulto. É na adolescência que cada indivíduo descobre e por
conseguinte define a sua identidade, através do aparecimento de uma crise de
valores adquiridos na infância, que se traduzem e se assimilam numa nova
estrutura mais moderna. É nesta fase que ocorre o conflito entre a imaturidade
e a maturidade, constituindo desta forma a chamada época de transição. Desta
forma a adolescência corresponde a um período no qual a criança é capaz de se
tornar adulta, com o desenvolvimento da sua personalidade que é moldada com as
aprendizagens da sua cultura e ensinamentos dos familiares. Ao conjunto de
características e valores que o indivíduo vai adquirir para se afirmar, e para que
seja conhecido socialmente, constitui a identidade. Desta feita, a identidade
desempenha uma função simultaneamente psicológica e social, sendo que o
processo de criação de identidade, necessita de um conjunto de tarefas, tais
como, definição do papel sexual, escolha de uma profissão ou de uma carreira e
uma diversidade de desempenho de papéis, com o intuito do adolescente se
reconhecer no presente, passado e futuro, através de um fenómeno interpessoal,
na convivência com os outros. Para a aquisição da identidade, o adolescente
passa muitas vezes por um período de confusão extrema, devido à sobreposição de
imagens sobre si próprio, o que implica a integração dos diferentes papéis que
desempenha, a continuidade de si próprio ao longo do tempo. Apesar de todas as
mudanças físicas, sociais, o indivíduo percebe-se que é o mesmo, e também
possui a ideia sobre o que os outros possuem de si, provocando um período de
confusão, que se mantém até que todo processo de criação de identidade fique completo. Toda esta confusão até à consequente criação de identidade
corresponde em grande parte ao desenvolvimento da estrutura física, que
constitui a etapa mais visível, onde existe o desenvolvimento dos órgãos
sexuais, onde estas mudanças podem influenciar as estruturas cognitivas,
emocionais e sociais do adolescente. Os adolescentes apresentam diferentes
maturações cognitivas, já que uns possuem uma maior maturação a nível social,
sendo o seu desenvolvimento cognitivo a nível académico mais baixo, e outros
possuem outro tipo de maturação mais académica, sendo o seu desenvolvimento
social mais baixo.
Uma vez que os adolescentes passam
grande parte do seu dia na escola, e a maior interação com outros adolescentes
também acontece na mesma, cabe às instituições escolares, fomentar as relações
intergrupais; apelar aos trabalhos académicos em grupos; promover a interação
professor-aluno, e aluno-professor, ajudar na resolução de conflitos; evitar a
exclusão social; criar uma associação de pais para que haja maior proximidade entre
os pais dos adolescentes e a comunidade educativa; estabelecer mediadores para
a resolução de conflitos.
Desta
feita, podemos verificar que cada vez mais o papel dos pais e escola é
fundamental do ponto de vista social, educativo e de identidade do adolescente,
pois a interação é um pilar para a construção da identidade pessoal, da
reestruturação de um conjunto de comportamentos, pensamentos, valores e
objetivos pessoais.
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