Ética e Educação
Actualmente é muito preocupante o
individualismo e a indiferença de uns, perante os outros. Existem estudos, que
demonstram que uma grave crise de valores
provoca uma perda nos valores tradicionais passando a ser rapidamente
substituídos por novos valores do mundo moderno, sem serem fundamentados
eticamente. Um dos grandes problemas da sociedade actual é ensinar a distinguir
entre o bem e o mal, onde se foge das responsabilidades, e onde o crime e a
violência aumentam muito rapidamente. As escolas estão a ficar cada vez mais impotentes
por não apresentarem soluções para estes problemas, e por isso têm de ser
repensadas novas estratégias para poder gerir problemas de natureza ética e
social.
O papel dos professores é educar bem,
contribuindo para a formação e realização dos alunos, mas sem deixar a faceta
humana para trás, bem como os valores sociais, deverão também estabelecer
colaboração com todos os indivíduos no processo educativo. O professor deverá
ficar responsável pela qualidade e inovação da educação e ensino, e pela
reintegração de alunos problemáticos, ou deficientes na comunidade educativa,
sem que haja discriminação. Para tal, toda a comunidade escolar (conselho
pedagógico, professores, director de turma, e todos os funcionários) deverão
promover as mais diversas actividades para que exista possibilidade de
adaptação de todo o tipo de alunos na escola.
Os alunos devem estar cientes que
existem deveres, e não apenas os direitos que lhes pertence, os familiares ou
encarregados de educação devem se preocupar mais com a educação e personalidade
dos filhos, tentando não ser apenas profissionais fora de casa.
Saber viver em sociedade é saber viver
com solidariedade, respeito, responsabilidade, para poder ter um papel positivo
e activo na sociedade que nos rodeia, sendo que muitos destes valores deverão
ser incutidos pelos familiares e também pela escola.
Temos por experiência que o ser humano
não consegue se realizar se não houver educação, e esta por sua vez está relacionada
com a escola onde o conceito de educar proporciona novas experiências de
formação em grupo.
A educação define-se assim, no
verdadeiro sentido ético como sendo um facto, uma necessidade, e um dever, pois
esta é promotora e instrutora de valores, obrigando-se assim a informar os
alunos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, a toxicodependência, a
defesa e preservação do ambiente, a violência e a discriminação social (racismo
e bullying). Deste modo a escola também deverá permitir o ensino de novas
tecnologias de comunicação e da informação.
Assim sendo, cabe a cada instituição
escolar ajudar a ensinar um conjunto normativo de imposições que deve
influenciar qualquer actividade profissional, sendo esta de carácter ético e
moral (deontologia). O objecto da deontologia permite ao homem saber dirigir os
seu afectos, de maneira a que estes sejam o mais possível subordinado ao bem
estar.
As regras básicas de como saber viver
bem na sociedade, não se restringe apenas à sala de aula, como também a toda e
escola e a toda sociedade, significando com isto, que é em sociedade que todos
os indivíduos aprendem realmente a viver, incutindo um conjunto de regras,
normas e saberes, contribuindo para uma verdadeira aprendizagem ao longo da
vida, e isto pode ser verificado em Valente (1989), onde “a educação para os
valores realiza-se em todos os momentos [...] todas as interacções interpessoais
na escola e as relações desta com a família e a sociedade”.
Em suma, na sociedade contemporânea está
enraizado de forma avassaladora, uma considerável incongruência de valores,
havendo desigualdade entre seres humanos, levando-os para caminhos nefastos,
onde cada ser humano procura seguir o seu caminho, arranjando soluções cada vez
mais individualistas sem pensar uma única vez na importância dos valores
éticos, e morais, sendo os quais de extrema importância em qualquer comunidade
contemporânea. Desta forma, cabe aos políticos, comunicação social, comunidade
educativa, encarregados de educação, bem como todos os cidadãos,
co-responsabilizarem-se a criar uma sociedade mais justa e unificada tendo como
base o respeito, a igualdade, a partilha, o bem comum e a união entre povos.
Bibliografia
http://posugf.com.br/noticias/todas/dyn_images/1/2093_etica-educacao_1.jpg
Valente,M.O.,Educação para valores, in o
Ensino básico em Portugal, Porto, 1989.
Barros Dias,J.M.; Ética e Educação, Lisboa,
Universidade Aberta, 2011
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