terça-feira, 19 de maio de 2015

Ética e Educação


Actualmente é muito preocupante o individualismo e a indiferença de uns, perante os outros. Existem estudos, que demonstram que uma grave crise de valores  provoca uma perda nos valores tradicionais passando a ser rapidamente substituídos por novos valores do mundo moderno, sem serem fundamentados eticamente. Um dos grandes problemas da sociedade actual é ensinar a distinguir entre o bem e o mal, onde se foge das responsabilidades, e onde o crime e a violência aumentam muito rapidamente. As escolas estão a ficar cada vez mais impotentes por não apresentarem soluções para estes problemas, e por isso têm de ser repensadas novas estratégias para poder gerir problemas de natureza ética e social.
O papel dos professores é educar bem, contribuindo para a formação e realização dos alunos, mas sem deixar a faceta humana para trás, bem como os valores sociais, deverão também estabelecer colaboração com todos os indivíduos no processo educativo. O professor deverá ficar responsável pela qualidade e inovação da educação e ensino, e pela reintegração de alunos problemáticos, ou deficientes na comunidade educativa, sem que haja discriminação. Para tal, toda a comunidade escolar (conselho pedagógico, professores, director de turma, e todos os funcionários) deverão promover as mais diversas actividades para que exista possibilidade de adaptação de todo o tipo de alunos na escola.
Os alunos devem estar cientes que existem deveres, e não apenas os direitos que lhes pertence, os familiares ou encarregados de educação devem se preocupar mais com a educação e personalidade dos filhos, tentando não ser apenas profissionais fora de casa.
Saber viver em sociedade é saber viver com solidariedade, respeito, responsabilidade, para poder ter um papel positivo e activo na sociedade que nos rodeia, sendo que muitos destes valores deverão ser incutidos pelos familiares e também pela escola.
Temos por experiência que o ser humano não consegue se realizar se não houver educação, e esta por sua vez está relacionada com a escola onde o conceito de educar proporciona novas experiências de formação em grupo.
A educação define-se assim, no verdadeiro sentido ético como sendo um facto, uma necessidade, e um dever, pois esta é promotora e instrutora de valores, obrigando-se assim a informar os alunos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, a toxicodependência, a defesa e preservação do ambiente, a violência e a discriminação social (racismo e bullying). Deste modo a escola também deverá permitir o ensino de novas tecnologias de comunicação e da informação.
Assim sendo, cabe a cada instituição escolar ajudar a ensinar um conjunto normativo de imposições que deve influenciar qualquer actividade profissional, sendo esta de carácter ético e moral (deontologia). O objecto da deontologia permite ao homem saber dirigir os seu afectos, de maneira a que estes sejam o mais possível subordinado ao bem estar. 
As regras básicas de como saber viver bem na sociedade, não se restringe apenas à sala de aula, como também a toda e escola e a toda sociedade, significando com isto, que é em sociedade que todos os indivíduos aprendem realmente a viver, incutindo um conjunto de regras, normas e saberes, contribuindo para uma verdadeira aprendizagem ao longo da vida, e isto pode ser verificado em Valente (1989), onde “a educação para os valores realiza-se em todos os momentos [...] todas as interacções interpessoais na escola e as relações desta com a família e a sociedade”.
Em suma, na sociedade contemporânea está enraizado de forma avassaladora, uma considerável incongruência de valores, havendo desigualdade entre seres humanos, levando-os para caminhos nefastos, onde cada ser humano procura seguir o seu caminho, arranjando soluções cada vez mais individualistas sem pensar uma única vez na importância dos valores éticos, e morais, sendo os quais de extrema importância em qualquer comunidade contemporânea. Desta forma, cabe aos políticos, comunicação social, comunidade educativa, encarregados de educação, bem como todos os cidadãos, co-responsabilizarem-se a criar uma sociedade mais justa e unificada tendo como base o respeito, a igualdade, a partilha, o bem comum e a união entre povos.

Bibliografia
http://posugf.com.br/noticias/todas/dyn_images/1/2093_etica-educacao_1.jpg
Valente,M.O.,Educação para valores, in o Ensino básico em Portugal, Porto, 1989.
Barros Dias,J.M.; Ética e Educação, Lisboa, Universidade Aberta, 2011

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